Retorno - Segundo Semestre

PROCEDIMENTOS PARA RETORNO ÀS AULAS PRESENCIAIS

*Versão 2.0 – julho de 2021

COMITÊ GERAL DE RETORNO DA ESCOLA VILLARE

Esta página foi elaborada pela Escola Villare com o intuito de reunir e apresentar procedimentos e protocolos que foram organizados pelo Comitê de Retorno às aulas presenciais. Além das questões ligadas à manutenção da saúde física, consideramos os cuidados com a saúde emocional, as mudanças nas práticas pedagógicas e as relações de convivência diante do momento social que atravessamos.

Nosso principal objetivo é facilitar a comunicação e a consulta sobre os cuidados e alterações na rotina que construímos, visando à construção de um ambiente seguro para ampliarmos a retomada de nossas atividades presenciais. Sob supervisão de equipes de infectologistas e da área de enfermagem, elaboramos processos novos e adequamos os espaços da escola para combater a propagação do Covid-19. No entanto, sabemos que esta tarefa exige ações coletivas e muita colaboração de todos os envolvidos.

Dessa forma, a leitura desta página deve ser atenta e minuciosa pelo aluno e seus familiares, tal como foi sua elaboração. Todas as dúvidas deverão ser encaminhadas à nossa equipe, que procurará os meios mais eficazes para resolvê-las e amplamente comunicar à comunidade quaisquer mudanças.

Sabemos que todos os esforços coletivos resultam em segurança e bem-estar para toda nossa comunidade!

Comitê Geral de Retorno da Escola Villare sob orientação das Pediatras e Infectologistas Dra. Luciana Becker Mau e Dra. Vera Bain e da Profa. Ms. Letícia Spina Tapia, Coordenadora Nacional do Programa Escola Segura.

PROVIDÊNCIAS DA VILLARE
NO RETORNO ÀS AULAS

O RETORNO

Nosso retorno acontecerá de acordo com as determinações legais vigentes, que preveem o atendimento aos alunos presencialmente, de acordo com a capacidade física da escola em razão do distanciamento físico ainda exigido.

Mantemos nosso objetivo de garantir o acolhimento aos alunos e colaboradores no que se refere aos aspectos socioemocionais, promovendo a escuta sensível e o diálogo. Além disso, considerando que muitos de nossos alunos retornam depois de muito tempo à escola, temos como clara a necessidade de readaptar os alunos ao espaço físico escolar, o reconhecimento da escola em sua nova rotina e de todos os procedimentos de prevenção ao contágio.

ROTINA DE ACESSO À ESCOLA

O acesso ao ambiente escolar manterá um rigoroso protocolo. A entrada e a saída dos alunos serão escalonadas para que evitemos aglomerações nos prédios e nos demais locais de passagem. 

É responsabilidade familiar manter em casa o aluno que apresente algum sintoma de COVID-19; que teve contato com alguém que testou positivo nos últimos 14 dias; ou que apresentou sintoma relacionado à COVID-19 nas últimas 24h.

A presença do aluno na escola é a declaração oficial de ciência, por parte da família, dos protocolos de saúde.

São procedimentos importantes antes da saída de casa à escola:

Aferir a temperatura do aluno antes mesmo de sair de casa e só se deslocar à escola se o aluno não estiver apresentando nenhum sintoma. Caso apresente um ou mais sintomas, entrar em contato para comunicar a ausência e receber orientações.

Garantir a higienização da mochila escolar e dos materiais que serão eventualmente enviados dentro dela. Dar preferência por mochilas de costas ao invés de rodinhas.

Verificar o envio de máscaras reservas. Salientamos que  é de uso obrigatório a partir de 2 anos de idade.

Assegurar-se quanto ao uso da máscara durante todo o trajeto até a escola.

É responsabilidade dos pais ou responsáveis comunicar imediatamente a escola e manter seu(sua) filho(a) em casa caso ele(ela) apresente qualquer sintoma relacionado à Covid-19 ou tenha tido contato com caso suspeito ou confirmado.

Os responsáveis dos alunos que utilizam transporte escolar devem conversar com seus prestadores de serviço sobre os novos protocolos instituídos. A Villare orientou todos os motoristas que estão cadastrados em nossa secretaria e entregou cartilha para adequação de seus carros e de seus procedimentos. As orientações específicas aos usuários de transporte escolar estão disponíveis neste link: Protocolos para Transporte Escolar.

 

Na chegada à portaria da escola

Na portaria da escola será necessário que todos os alunos passem por uma triagem com aferição obrigatória de temperatura. É importante que todos os responsáveis tenham ciência dos procedimentos adotados e os respeitem. 

 

  • O aluno será recebido por profissionais devidamente identificados e equipados com máscaras e proteção tipo escudo facial  ou óculos. 
  • A aferição acontecerá na porta da escola/recepção.  
  • Pessoas com temperatura igual ou acima de 37,5°C ou que estejam sem máscara não poderão acessar o interior da escola.
  • Haverá indicações de distanciamento mínimo no piso.
  • Não será permitida a entrada dos familiares, exceto no caso de alunos do Berçário, cujos responsáveis receberão orientações específicas.

Triagem da Temperatura (de acordo com normativa do Governo do Estado de São Paulo)

Na ocorrência de temperatura acima de 37,5°C, não será permitida a entrada do aluno. Se a temperatura estiver entre 37,1°C e 37,4°C , o aluno poderá aguardar na recepção/carro para nova checagem após 20 minutos. 

Caso o aluno esteja sozinho na chegada à escola e apresente temperatura acima de 37,5°C,  aguardará seus responsáveis na sala de monitoramento, local determinado pela equipe de cada unidade e próximo à entrada.

A sala de monitoramento é um espaço destinado ao acompanhamento de alunos que apresentarem sintomas e/ou febre acima de 37,5°C, seja na entrada ou durante o período escolar. O funcionário responsável por essa sala usará paramentação completa de acordo com as exigências do Ministério da Saúde, que incluem avental, máscara, escudo facial ou óculos de proteção e luvas. 

O aluno permanecerá na sala de monitoramento até a chegada de seus familiares, que serão orientados a encaminhá-lo ao atendimento médico.

 

Tabela de orientação à aferição da temperatura na triagem

 

 

Na ocorrência de temperatura

O protocolo da Villare é:

igual ou acima de 37,5o

Não será permitida a entrada.

entre 37,1oC e 37,4o

O aluno será encaminhado para local arejado e sem aglomerações e após 20  minutos a temperatura será aferida novamente.

igual ou abaixo de 37o C

Entrada permitida.

Na Educação Infantil a entrada de um responsável será autorizada da seguinte forma:

  • Berçário: possui um acesso separado dos demais alunos, com recuo específico, para que o responsável entregue o bebê à educadora  de forma rápida.

  • Demais Grupos: a recepção será organizada com um corredor de entrada, que estará demarcado para que o responsável direcione seu(sua) filho(a) a um educador, que estará à espera. 

  • Se o aluno precisar de mais atenção na entrada: entendemos que o “desligamento da casa” pode ser mais difícil para algumas crianças, por isso, caso necessário possibilitaremos a entrada de um responsável para acompanhar a criança até sua sala. Quando a criança estiver confortável e segura, o responsável deve seguir a orientação acima.

PROCEDIMENTO DE SAÍDA DA ESCOLA

  • Os horários de saída serão escalonados com o intuito de evitar filas e aglomerações no entorno da escola. 
  • Os alunos serão chamados pelo aplicativo School Guardian  (Filhos em Fila). e conduzidos até a recepção por uma auxiliar.
  • O responsável aguardará na recepção e na calçada, que estarão previamente demarcadas.
  • As autorizações para retiradas de alunos por terceiros deverão ser evitadas. Caso sejam necessárias, o responsável deverá fazer a autorização no aplicativo School Guardian  (Filhos em Fila).
  • Os horários de entrada e de saída serão escalonados com o intuito de evitar filas e aglomerações no entorno da escola. 
  • As crianças aguardarão dentro da sala de aula o anúncio de chegada do responsável, que será projetado na própria classe através do aplicativo School Guardian  (Filhos em Fila). Em seguida, serão encaminhadas à recepção e entregues ao responsável.
  • Os responsáveis devem aguardar a saída do(a) aluno(a) em fila, conforme demarcação do piso. 
  • A secretaria, a recepção e a tesouraria não estarão disponíveis para atendimento presencial nos períodos de entrada e saída de alunos.
  • Os horários de entrada e de saída serão escalonados com o intuito de evitar filas e aglomerações no entorno da escola. 
  • No Ensino Fundamental II, os alunos que não têm autorização para ir embora sozinhos  serão anunciados através do aplicativo School Guardian  (Filhos em Fila).
  • Ao passar pela catraca, não utilizar as mãos e sim as pernas/quadril para girar os braços do equipamento, evitando contato.
  • Os alunos do Ensino Fundamental II que têm autorização para ir embora sozinhos e os alunos do Ensino Médio serão dispensados conforme o horário de saída de cada turma.

PROTOCOLOS SANITÁRIOS

MÁSCARAS

É obrigatório o uso de máscara para entrar na escola, a partir de 2 anos de idade, e durante toda a permanência nos ambientes da Villare, inclusive em áreas abertas.

O escudo facial é facultativo para alunos, de modo que poderá ser usado a critério da família. Esse uso não substitui a máscara.

A máscara deve ser trocada a cada 3 horas ou sempre que estiver úmida. Por isso, pedimos que sejam enviadas algumas reservas. A família será responsável por enviar máscaras em saco plástico identificado como “limpas” e  outro saco plástico identificado como “usadas”, para as trocas.

 

FORMA CORRETA DE UTILIZAR A MÁSCARA

  • Realizar higienização adequada das mãos com água e sabão ou álcool gel 70%.
  • Colocar a máscara segurando pelo elástico de forma que cubra o nariz e o queixo.
  • Manter um espaço com conforto para a respiração.
  • Trocar a máscara a cada 2 ou 3 horas no máximo ou quando esta se apresentar úmida.

 

FORMA DE RETIRAR E HIGIENIZAR A MÁSCARA

  • Retirar a máscara usada segurando-a pelo elástico.
  • Dobrar a máscara ao meio garantindo que a parte externa fique para dentro.
  • Armazenar a máscara em saco plástico individual até a lavagem.
  • Higienizar as mãos com água e sabão ou álcool gel 70%.
 

DISTANCIAMENTO SEGURO

É necessário manter um distanciamento mínimo de 1 metro entre as pessoas em todos os ambientes, internos e externos. Haverá demarcação no piso em lugares que formam filas.

Nos espaços coletivos haverá indicação do limite de pessoas permitido.

Na Educação Infantil, o distanciamento social é exigido somente nos momentos de alimentação.


OUTROS ITENS

Itens

Orientações

Higienização das mãos com álcool 70%

Estará disponível e seu uso ocorrerá sob supervisão de equipes e funcionários treinados.

Na Educação Infantil o acesso se dá mediante permissão do adulto. A partir do Ensino Fundamental, os dispensers estão disponíveis nos ambientes.

Garrafinha individual para água

Uso obrigatório para todas as idades. Favor enviar cheia.

Identificar a garrafa com nome e sobrenome legíveis.

Os bebedouros com disparo para boca foram desativados e a torneira será mantida para encher garrafinhas no Ensino Fundamental e Médio.

Brinquedos

Não será permitido o envio de brinquedos de casa. As crianças farão uso dos materiais disponibilizados pela escola que foram selecionados, separados por “famílias” e serão higienizados constantemente. 

Nécessaire de higiene

A escovação de dentes não será uma exigência da escola, porém, caso a família prefira que a criança realize a escovação, deverá enviar nécessaire contendo o kit de higiene dental. A criança fará a higienização individualmente . As crianças dos grupos Amarelinho, Amarelo e Vermelho serão auxiliadas pelos educadores.

Mochila

O aluno deverá usar preferencialmente mochila de costas. 

É responsabilidade dos pais higienizar diariamente antes de sair de casa e ao voltar da escola.

Calçado

Devido às salas de aula serem consideradas espaços limpos, restritos ao grupo, até o Grupo Verde a criança deixará o calçado do lado de fora da sala de aula, podendo ficar descalça ou usar meias antiderrapantes dentro delas. 

O calçado será usado para circulação nos demais ambientes da escola.

Comunicação

A comunicação com professores, coordenadores e orientadores deverá ser feita exclusivamente por e-mail, Google Meet,  telefone ou aplicativo.

Não serão utilizadas as agendas escolares.

Medicação

A medicação deverá ser identificada com nome do aluno, horário e dosagem. Ela deve ser entregue na recepção, em saco plástico com lacre tipo abraçadeira de nylon ou ziplock. A retirada será no mesmo local, conforme protocolo de medicação segura.

Salientamos que houve mudanças em nosso protocolo de medicação, por isso, indicamos a leitura de Protocolo Medicação Segura Villare.

É importante ressaltar que o aluno com qualquer sintoma deve permanecer em casa.

Lanche

Na Educação Infantil, os lanches e refeições serão servidos nos refeitórios, respeitando o distanciamento de um metro entre os alunos.

No Ensino Fundamental, o refeitório fornecerá kits de lanche individuais, que serão servidos nas salas de aula. 

A cantina da Unidade Benedetti fornecerá kit de lanche individual, em esquema de delivery na sala de aula, quando for realizada a compra com antecedência de 1 dia através do app Nutribem.


“Famílias”

Adotamos o conceito de “famílias” na formação de pequenos grupos de pessoas que se relacionam e interagem de forma mais próxima, mantendo-as afastadas de outros grupos, que, por sua vez, são consideradas outras famílias.

Em sua família a criança terá mais liberdade para brincar entre seu grupo e interagir com os materiais disponíveis, ficando distante das demais famílias. Essa é uma medida importante na diminuição do risco de propagação da Covid-19.

 

Momento do soninho e troca de fraldas na Educação Infantil

Na Educação Infantil, os lençóis e fronhas serão disponibilizados pela escola para os alunos menores que necessitarem de descanso. Cada criança terá  um kit individual e identificado que será higienizado constantemente.

 

Para os alunos que fazem uso de fraldas, os responsáveis deverão enviar no kit de higiene a quantidade de fraldas necessárias para o período, bem como pomada e lenço umedecido.

“Famílias”

Adotamos o conceito de “famílias” na formação de pequenos grupos de pessoas que se relacionam e interagem de forma mais próxima, mantendo-as afastadas de outros grupos, que, por sua vez, são consideradas outras famílias.

Na família a criança terá mais liberdade para brincar entre seu grupo e interagir com os materiais disponíveis, ficando distante das demais famílias. Essa é uma medida importante na diminuição do risco de propagação da Covid-19.

COMO ESTARÃO ORGANIZADOS OS ESPAÇOS DA ESCOLA?

  • Salas de aula: acolherá os alunos e será o ambiente de referência desse grupo.
  • Espaço de Criação e Vila: serão usados em dias específicos por determinados grupos. Esses espaços terão redução de materiais, permanecendo aqueles que serão facilmente higienizados. Após o uso será feita a higienização do espaço e dos materiais. 
  • Pátio ao ar livre e quintais: serão mantidos sem materiais, de modo que proporcione brincadeiras de movimento corporal respeitando o distanciamento.
  • Parque e tanque de areia: serão usados em dias específicos por determinados grupos. Nesses espaços manteremos apenas os brinquedos fixos. Após o uso será feita a higienização do espaço e dos materiais.

Todas as salas contam com lugares demarcados, que preveem o distanciamento mínimo de 1m entre os alunos. As áreas coletivas, como quadra e pátio, poderão ser utilizadas por todos os grupos, porém não haverá materiais disponíveis. Cada turma contará com seus kits de jogos e brinquedos, que serão periodicamente higienizados.

Os banheiros serão utilizados por apenas uma criança de cada vez. 

O lanche, inicialmente, acontecerá na sala de aula e o tempo de recreio será restrito à família, evitando-se o encontro entre grupos.

Todas as salas contam com lugares demarcados, que preveem o distanciamento mínimo de 1m entre os alunos. As áreas coletivas, como quadra e pátio, poderão ser utilizadas por todos os grupos, porém não haverá materiais disponíveis.

PROTOCOLO PARA OS ESPAÇOS DE AULA A PARTIR DO ENSINO FUNDAMENTAL

 
  • Todos devem higienizar as mãos com álcool em gel assim que ingressarem na sala de aula. 
  • O uso de máscara deve ser mantido conforme indicado no protocolo de máscaras.
  • O professor deve higienizar seu posto de trabalho, computador, teclados e objetos de uso para a aula.
  • Portas abertas e janelas devem permanecer abertas ou semiabertas para garantir a circulação do ar. 
  • O aluno deve dirigir-se para sua cadeira posicionada conforme demarcação no piso de forma a garantir o distanciamento de 1 metro entre as pessoas.
  • Nenhum item escolar deverá ser compartilhado entre os alunos.
  • Os alunos e professores devem evitar sair do seu posto de estudo/trabalho, para garantir a redução da circulação interna na escola e o distanciamento social.
  • A cada entrada e saída na sala de aula, todos devem higienizar as mãos com álcool em gel. 
  • Somente um aluno por vez poderá sair da classe para ir ao banheiro sempre em esquema de revezamento, ou seja, um aluno só sai quando o outro voltar.
  • Para as turmas que habitualmente mudavam de classe entre as aulas, fica definido que agora serão os professores que farão essa troca; ou seja, os alunos  permanecerão na mesma classe.
  • Os alunos devem manter consigo sua própria garrafa com água para reduzir a circulação interna na escola. As garrafas de água são de uso individual e não devem ser compartilhadas.
  • O contato físico deve ser evitado.

CUIDADOS ANTES DE ENCAMINHAR SEU(SUA) FILHO(A) À ESCOLA

A parceria com as famílias é de grande valor, por isso solicitamos que conversem e orientem seu(sua) filho(a) sobre:

 

  • novas maneiras de cumprimentar os amigos e educadores;
  • a importância do uso da máscara e do distanciamento;
  • a lavagem das mãos e uso do álcool 70%;
  • o não compartilhamento de objetos.

Pedimos também que o aluno esteja com unhas bem aparadas e cabelos presos, se for o caso. Não recomendamos o uso de adornos como anéis, pulseiras, colares, etc.

Nossa responsabilidade comum é evitar a propagação do vírus e garantir o bem estar de nossa comunidade. Manteremos as famílias informadas sobre eventual incidência de casos e os procedimentos adotados.

Contamos com a colaboração das famílias no respeito aos protocolos instituídos, bem como na informação de situações de doença e o devido cumprimento das orientações médicas.

Reiteramos nossas intenções em prestar todas as informações de forma transparente, evitando a disseminação de notícias falsas e contribuindo para a proteção de nossa comunidade.

Comunicação sobre casos suspeitos ou positivos para Covid-19: 

Por email: informecovid@escolavillare.com.br

(inclusive aos finais de semana e feriados)

Educação Infantil – Amanda Ferreira, Michele Vilardi e Paula Vilardi – 4223.4020

Ensino Fundamental I – Andréa Campos, Luciana Reis e Tuana Emily – 4224.8400

Ensino Fundamental II e Ensino Médio – Renata Olmos, Yasmin Polizel, Natalia Sabino e Débora Pansarelli- 4225.5500

As disposições contidas nesta página poderão ser alteradas a qualquer momento em função de novas diretrizes legais e avaliação da rotina implementada.