ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS FINAIS

circle-outline-orange

ENSINO

Ensino Fundamental Anos Finais na Villare

O Ensino Fundamental Anos Finais compreende o período do 6° ao 9° ano.

Nesta fase, os estudantes passam a ter contato com novos desafios, desde os novos componentes curriculares até o aprofundamento de sua capacidade de análise e de argumentação. Além disso, as atividades de pesquisa e a investigação ganham mais profundidade e autonomia, a fim de posicionar o aluno como um dos protagonistas em seu processo de aprendizagem.

Desenvolvemos um projeto de orientação de estudos que ensina procedimentos importantes para o estudante elaborar um percurso de aprendizagem autoral, ampliando sua autonomia intelectual à medida que aprende a aprender.

Nosso projeto de formação humana contempla o respeito às diferenças, às relações cooperativas e ao combate ao bullying, visando ao desenvolvimento de pessoas comprometidas com questões sociais e ambientais.

De modo transversal, as variadas formas de cultura e de expressão são abordadas em uma ampla Agenda Cultural, envolvendo nossos estudantes em diferentes linguagens que ampliam sua capacidade de leitura do mundo.

Cidadãos do amanhã, mas também do presente

Na Villare, priorizamos o presente, pois é ele que desenvolve as competências e habilidades estruturantes para a capacidade de aprender permanentemente e de desenvolver um projeto de vida, sustentado em escolhas responsáveis que reflitam autoconhecimento, leitura de mundo, desafios da contemporaneidade e compromisso social.

Um de nossos projetos dentro deste âmbito é o Villare Social, um projeto de engajamento da comunidade escolar em questões sociais pertinentes aos desafios da contemporaneidade, promovendo o desenvolvimento da reflexão crítica, da conscientização diante da responsabilidade social e da capacidade de empatia, habilidades importantes para a formação integral de nossos estudantes.

Temas relacionados à sustentabilidade, saúde, diversidade e inclusão social tornam-se bases para o desenvolvimento de projetos integrados a diferentes componentes curriculares.

O processo envolve os alunos na pesquisa e na criação de materiais de campanha que possibilitam a aprendizagem de procedimentos de estudo, o desenvolvimento da criatividade, o uso da tecnologia e a prática do trabalho colaborativo.

Educação bilíngue no Fundamental Anos Finais

Ser uma escola global, que valoriza não apenas o ensino-aprendizagem de línguas adicionais em si, mas também o contato de nossos alunos com culturas diversas e a possibilidade de vivências em áreas distintas, a partir de outras línguas, é um valor da Escola Villare.

Temos o objetivo de oferecer níveis ainda mais altos de proficiência por meio de uma abordagem baseada na aprendizagem de conteúdos, por meio da qual o aluno será fluente tanto em assuntos de cunho social quanto de cunho acadêmico.

Sendo assim, nesta etapa, são oferecidas sete aulas em inglês por semana, totalizando seis horas de imersão semanal. Os estudantes têm contato com o idioma por meio de dois eixos principais: o estudo da língua com foco nas habilidades de fala, escuta, leitura e redação e o estudo de conteúdos de outras áreas como Ciências, História e Geografia, ampliando e expandindo o que aprendem em português.

Além dos projetos e das sequências didáticas autorais, utilizamos também elementos dos currículos de Cambridge International, os quais foram construídos a partir do estudo e da união de currículos de diversos lugares do mundo e visam não somente ao desenvolvimento acadêmico, mas também à promoção de alguns atributos considerados fundamentais ao crescimento dos alunos de maneira integral: confiança, responsabilidade, reflexão, inovação e engajamento.

É importante salientar que, embora ofereça a experiência bilíngue, a Escola Villare cumpre todos os requisitos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Brasil.

O domínio da língua inglesa é aferido por meio de exames de proficiência ao longo dos ensinos Fundamental e Médio, permitindo, assim, que os alunos estejam um passo à frente tanto no mercado de trabalho quanto, caso queiram, na concorrência de vagas em universidades do exterior, além de terem maiores possibilidades de imersão e de mobilidade no contexto global no qual estamos inseridos.

No nono ano, os alunos prestam o exame B1 Preliminary (PET), exame de Cambridge English, que confere o certificado oficial do nível B1, nível intermediário do CEFR ou Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas. Saiba mais sobre o B1 Preliminary aqui.

circle-outline-orange
Mensagem da Coordenadora do Ensino Fundamental Anos Finais

A Villare é uma escola para estudantes que esperam desenvolver habilidades, competências e saberes para aprender de modo criativo em um ambiente colaborativo e desafiador. Nosso currículo valoriza a expressão, o exercício da palavra e a apreciação da arte e da cultura como metodologias de formação de pessoas críticas, criativas e atuantes.

Vivian Munhoz

Coordenadora do Ensino Fundamental Anos Finais