O vestibular é, sem sombra de dúvida, um dos momentos mais importantes na trajetória educacional dos estudantes. Por essa razão, os jovens não devem esperar o Ensino Médio para enfrentarem esse desafio. Pelo contrário, iniciar cedo, a partir do ensino fundamental, pode fazer toda a diferença no desenvolvimento de habilidades cognitivas e na criação de hábitos essenciais à construção de uma rotina de estudos equilibrada.
Por que começar cedo?
Ainda que, durante o ensino fundamental, os alunos estejam passando por mudanças típicas da adolescência e vivenciando descobertas, é nesse período que eles aprendem a organizar o tempo, a desenvolver a autonomia nos estudos e a criar uma base sólida de conhecimento, indispensável para enfrentar, futuramente, o desafio dos vestibulares.
Além disso, começar cedo pode ajudar a evitar a sobrecarga e o estresse, que são comuns entre os estudantes que deixam a preparação para a última hora.
Abaixo elencamos algumas dicas para uma preparação estratégica a partir do Ensino Fundamental.
- Estimule a leitura!
As provas dos grandes vestibulares são muito longas e repletas de textos, o que faz da leitura uma das competências mais cobradas, seja na interpretação de textos ou na produção de redações. Estimular o hábito da leitura desde cedo pode ser um diferencial, pois amplia o vocabulário e a compreensão, além de fortalecer o pensamento crítico.
- Estabeleça uma rotina de estudos.
Estudar um pouco todos os dias é uma prática importante, pois permite ao aluno revisar o conteúdo aprendido em sala e praticá-lo por meio de exercícios, contribuindo para a consolidação da aprendizagem. No entanto, lembre-se de que não é necessário, nem recomendado, impor uma rotina exaustiva desde cedo. O ideal é transformar o estudo em um hábito e em uma prática prazerosa.
- Organização e autonomia.
Ajude seu filho a se organizar utilizando agendas ou planners, pois a organização é fundamental para manter uma rotina produtiva, saudável e equilibrada e será uma aliada valiosa na preparação para o vestibular. E não se esqueça: não faça as tarefas por ele!
- Estimule a curiosidade e amplie o repertório.
Essa fase é ideal para despertar o interesse pelas diferentes áreas do conhecimento. Leve seu filho para conhecer museus, incentive sua participação em atividades extracurriculares, como as olimpíadas acadêmicas e os estudos do meio. Ajude-o a descobrir seus interesses e suas aptidões.
Lembre-se de que a preparação para o vestibular é uma maratona, não uma corrida de velocidade. Desenvolver hábitos saudáveis desde cedo será muito importante para enfrentar os desafios futuros. Assim, iniciar essa jornada já no ensino fundamental é um grande passo rumo ao sucesso.
Victor Callari
Coordenador Geral – Ensino Médio