ESPORTE E CULTURA

VIDA ESCOLAR

Pensamento e movimento andam junto

Sabemos que os desenvolvimentos motor e cognitivo são complementares e influenciam outras esferas da aprendizagem. A prática de esportes, por exemplo, leva não apenas a uma vida mais saudável, mas também a um comportamento focado, disciplinado e colaborativo. Da mesma forma, o contato com atividades culturais contribui para o desenvolvimento de habilidades artísticas, intelectuais e até mesmo para a superação de traços de personalidade como a timidez excessiva, que pode vir a se tornar um problema na vida profissional do adulto.

Esportes e a linguagem do movimento

Por entendermos a importância das práticas esportivas em todo o contexto de desenvolvimento físico, emocional e social, tornamos o esporte uma de nossas prioridades. Sendo assim, oferecemos um grande leque de atividades físicas, das mais populares até as mais específicas. Nossos alunos podem optar pelos esportes mais difundidos no ambiente escolar brasileiro, como futebol, vôlei, handebol e basquete, ou podem ainda aderir a aulas de dança, judô, xadrez e até mesmo de práticas circenses.

Veja a lista completa de esportes disponíveis*

circle-outline-green

Esportes:

Amarelo: Corpo e Movimento
Vermelho / Azul / Verde: Natação, judô, dança e futebol

Atividade Esportiva com custo adicional – Futebol

Ensino Fundamental Anos Iniciais
circle-outline-blue

1º ano

Atividades Esportivas: Dança, Judô, Natação, Xadrez

Atividade Esportiva – com custo adicional – Futebol

Ensino Fundamental Anos Iniciais
circle-outline-blue

2º ao 5º ano

Atividades Esportivas: Dança, Ginástica Artística, Judô, Natação (até o 3º ano), Xadrez, Tênis de Mesa (a partir do 4º ano), Iniciação Esportiva (para alunos do 5º ano)

Atividades Esportivas com custo adicional: Circo e Futebol

Atividades Culturais com custo adicional: Teclado e Violão (a partir do 2º ano)

circle-outline-orange
Ensino Fundamental Anos Finais

6º ao 9º ano

Atividades Esportivas Coletivas: Basquete, Handebol e Vôlei.

Individuais: Street Dance, Ginástica Artística, Judô e Tênis de Mesa.

Atividades Esportivas com custo adicional: Circo e Futebol

Atividades Culturais com custo adicional: Teclado, Violão, Teatro (até o 8º ano), e Oficina de Programação.

circle-outline-red

1ª, 2ª e 3ª séries

Atividades Esportivas: Basquete, Handebol, Vôlei e Street Dance.

Atividades Culturais: Teatro.

* dias e horários, faixa etária e valores (no caso das atividades extras) sob consulta.

A cultura como eixo de formação

Da Educação Infantil ao Ensino Médio, abordamos as mais variadas expressões culturais em projetos transversais ao currículo escolar. Além disso, a ética e a cidadania são eixos determinantes para a escolha de nossos projetos culturais. Entendemos que a escola tem papel fundamental na formação de pessoas que saibam respeitar a diversidade cultural e que contribuam para a preservação de bens históricos e culturais do Brasil.

Outro fator de extrema importância é permitir que os alunos desenvolvam o seu lado autoral e sintam-se autores e coautores dessas criações. Atualmente, trabalhamos com atividades* que, além de desenvolverem uma nova habilidade, também ampliam o repertório cultural do aluno e aprimoram sua capacidade crítica.

• Oficina de programação
  • Clube de ciências
  • Clube de leitura
  • Teatro
  • Oficina de percussão
  • Violão
  • Teclado

Espaços de aprendizagem

Na Villare, os alunos contam com diferentes espaços de aprendizagem.

• Área Verde
  • Estúdio de Pesquisa