ENSINO MÉDIO

Ensino Médio na Villare

No Ensino Médio, os alunos são expostos a um nível elevado de exigência acadêmica, bem como a temas mais complexos do conhecimento. O objetivo é prepará-los para obter êxito em exames como o ENEM, o vestibular e, até mesmo, em processos de admissão de universidades estrangeiras.

Em paralelo, queremos contribuir para que nossos aprendizes estejam bem equipados para suas escolhas e atividades profissionais, em um mercado de trabalho que não para de se transformar. Para isso, priorizamos a construção de uma visão abrangente, articulada e crítica acerca dos conhecimentos.

Como proporcionamos essa experiência?

• Aulas com 75 minutos de duração.
  • Salas de aula para cada uma das disciplinas, reunindo materiais específicos para o desenvolvimento das atividades, sejam elas práticas ou teóricas. A troca de salas também simula a dinâmica do ambiente universitário.
  • Dois dias de período integral para 1° e 2° anos.
  • Três dias de período integral para o  3° ano.
  • Aulas e atividades complementares (mais informações abaixo).
Reputação acadêmica reconhecida

A Villare é reconhecida na comunidade escolar como uma instituição de reputação acadêmica nacional, pelos números expressivos de aprovação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nos vestibulares competitivos e, até mesmo, em universidades estrangeiras. A manutenção desses resultados se dá por meio de quatro práticas fundamentais: orientação profissional; ciclo de simulados para Enem e vestibulares; produção de textos com foco nas provas de redação e revisão e discussão aprofundada de obras literárias.

• 17° escola com melhor desempenho nacional*
  • 3° melhor escola do Estado de São Paulo no Enem*
  • 1° colocada no Enem no ABC*

*Fonte: Média das provas objetivas do INEP Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais do Ministério da Educação, em 2022

Vamos além do currículo obrigatório

Na Villare, a excelência acadêmica caminha lado a lado com a construção de cidadãos globais que sejam curiosos, empáticos, solidários, mas também questionadores e agentes de

mudança. Ao longo dos três anos do Ensino Médio, os estudantes têm a possibilidade de inscrever-se em disciplinas optativas e também em um programa de orientação profissional.

Para fortalecer esta missão, as turmas de Ensino Médio têm a oportunidade de participar de atividades sociais e culturais, que visam expandir sua visão de mundo e torná-los indivíduos bem informados, instruídos, interessantes e interessados. Essas atividades incluem:

• Saídas de campo e intercâmbios
  • Encontros Filosóficos
  • Saraus
  • Grupo de Responsabilidade Social
  • Cine Villare

Educação bilíngue no Ensino Médio

Durante o Ensino Médio, a prática e o ensino da língua inglesa ocorrem de uma forma um pouco diferente comparado aos ensinos Infantil e Fundamental. A prioridade neste segmento é preparar os alunos para exames de proficiência em inglês, ENEM, vestibulares, entre outros marcos importantes nesta fase escolar.

Assuntos de outras áreas são trabalhados por meio da leitura de textos diversos, da discussão de  argumentos, objetivando desenvolver e melhorar a  oralidade e a escrita para exames e, também, por meio de apresentações preparadas pelos alunos.

No decorrer desta etapa, os alunos são preparados para realizar os exames de proficiência de Cambridge English em níveis mais avançados: First (FCE), na primeira e na segunda série, e Advanced (CAE), na terceira série. A depender de suas pretensões acadêmicas, há alunos que prestam First e Advanced nas primeiras séries e Proficiency (CPE) na terceira.

Saiba mais sobre os diferentes exames de Cambridge clicando aqui.

Nesta etapa, os estudantes da Villare já possuem domínio intermediário da língua inglesa, de modo que a escola não poderá garantir o mesmo nível de fluência a alunos recém-matriculados.

O inglês em cada ano do Ensino Médio

A carga horária em inglês varia consoante cada ano, passando de duas horas e meia semanais no 1° ano, para três horas no 2° ano e duas horas no 3° ano. Além da atenção especial à preparação para exames como TOEFL e IELTS, os estudantes também podem inscrever-se nas disciplinas eletivas de Urban Antropology e English for Specific Purposes. Essas disciplinas abordam tópicos que, apesar de não serem ligados ao aprendizado do idioma, serão úteis à preparação para os testes de proficiência, úteis, sobretudo, aos testes de cunho acadêmico.

Aprovados no vestibular 2023_Cabeçalho site - Chamariz
Mensagem do Coordenador do Ensino Médio

No Ensino Médio, a Villare é a melhor opção para que o jovem tome decisões sobre seu projeto de vida e, ao mesmo tempo, construa bases robustas para seguir aprendendo durante a vida, para conviver com a diversidade e para se realizar como pessoa.

Ernani Soares de Paula

Coordenador do Ensino Médio