SALVAGUARDA E POLÍTICAS EDUCACIONAIS

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QUEM SOMOS

Salvaguarda e políticas educacionais

Toda criança e todo adolescente devem ser colocados em segurança, ou seja, é preciso garantir a proteção e a segurança deles no ambiente escolar e estabelecer ações de prevenção de perigos por meio da aplicação de políticas internas, treinamentos contínuos e auditorias periódicas. Essa é a proposta das políticas de Salvaguarda, que, desde fevereiro de 2021, estão sendo implementadas na Escola Villare.

Cultura do Cuidado

Nosso compromisso é a manutenção dos mais altos padrões de cuidado para com as crianças e adolescentes, assim como seu bem-estar e sua segurança.

A cultura do cuidado é exigente. Ela orienta as decisões e ações tomadas na gestão cotidiana de todas as escolas integrantes do Grupo Cognita, bem como inclui a segurança dos ambientes educacionais, o cuidado com nossos alunos e seu bem-estar emocional, o rigoroso controle de funcionários e políticas de procedimento e treinamento robustos na área de proteção de crianças. Essa cultura é respaldada pela estrutura de governança, reportando-se ao Conselho Cognita.

Nossa abordagem

Todos os funcionários do Grupo Cognita têm a responsabilidade de garantir o bem-estar dos nossos alunos em todos os momentos. Trata-se de um dever fundamental. Cada escola da Cognita tem um comitê de Salvaguarda, que atua de forma independente com o objetivo de garantir a observância das normas. Temos procedimentos rigorosos de seleção de pessoal, com exigências como verificação de empregos anteriores, solicitação de referências e entrevistas focadas nas questões de Salvaguarda, procedimentos estes que são realizados antes de qualquer contratação em uma escola Cognita.

Nós monitoramos e avaliamos regularmente as nossas escolas para garantir a segurança de nosso ambiente de ensino e aprendizagem. As políticas e governança de Salvaguarda da Cognita são baseadas em requisitos legais do Brasil e em boas práticas do Reino Unido. Essa abordagem aplica-se a todas as escolas do Grupo e, em todos os países, procuramos ir além da legislação vigente em proteção à criança e ao adolescente.

A Cognita espera que todo pessoal, voluntários e outros terceiros compartilhem da manutenção dos mais altos padrões de proteção e segurança infantil. Também colaboramos em iniciativas setoriais de segurança infantil, em parceria com órgãos de educação, governo e as organizações de proteção à criança em todo o mundo. Assim, a Gognita tem contribuído para o Grupo de Trabalho Internacional sobre Proteção à Criança, estabelecido pelo conselho de Escolas Internacionais, em 2014. A força-tarefa aplica recursos coletivos e conhecimentos especializados para abordar a Salvaguarda em todos os setores.

Orientações

Das várias orientações, a escola já começou a implementar as seguintes políticas, que podem ser lidas na íntegra ao solicitar acesso ao responsável de Salvaguarda da escola:

Leia abaixo um resumo das nossas políticas educacionais.

Em conformidade com a legislação, a escola se certifica de ter os recursos para garantir o bem-estar dos alunos, proporcionando um ambiente seguro e saudável de aprendizagem, protegendo-os, assim, de possíveis situações de risco. Essa política envolve diversas ações, como orientações à equipe para identificação, comunicação e tratamento de qualquer situação de risco ou abuso, prestação de primeiros socorros, prevenção de extremismos e radicalização, além da orientação sobre o uso indevido de drogas, álcool e segurança na internet.

Adultos têm um papel crucial na vida das crianças e adolescentes. Portanto, este código de conduta ajuda a estabelecer um ambiente mais seguro tanto para alunos quanto para os profissionais.
O propósito deste código de conduta é fornecer um quadro claro de normas e comportamentos apropriados, que toda a equipe e voluntários devem seguir, além de alertar sobre condutas ilegais, inseguras e inadequadas.

Utilizamos as avaliações de risco para examinar qualquer potencial risco de danos e também para nos ajudar a identificar e a pôr em prática medidas específicas para minimizar e gerenciar esses riscos – essas avaliações incluem visitas educacionais e a supervisão de alunos durante as atividades.

O aprendizado fora da sala de aula e as visitas educacionais são parte importante da vida escolar, pois promovem a educação dos alunos e também estimulam experiências sociais e acadêmicas. É importante que os alunos sejam preparados para a visita e, posteriormente, sejam capazes de colocar a experiência vivida em prática. A saída deve ser planejada pelo Líder da Visita, que atribui a máxima importância à segurança e ao bem-estar das crianças e adolescentes.

Contamos com um Plano de Emergência robusto e efetivo para a evacuação segura de todos os indivíduos presentes: alunos, funcionários, visitantes, voluntários e demais pessoas que possam estar presentes, independentemente de sua faixa etária ou eventual deficiência motora ou neurológica. Este plano também visa à proteção das dependências da escola. O Plano de Emergência é testado periodicamente por meio de simulados de emergência.

Embora sejam empregadas medidas para detectar e prevenir atos de violência nas escolas, sabemos que este é um problema alarmante que vem preocupando a comunidade escolar internacionalmente. Por esse motivo, no colégio, todos devem estar cientes das medidas de proteção a serem tomadas na iminência de um ato grave de violência.

Este procedimento visa estabelecer a sistemática para o controle de acesso de pessoas à escola na entrada, durante a permanência e na saída delas, bem como o monitoramento do fluxo de indivíduos na instituição.

Este procedimento visa estabelecer a sistemática para o controle de presença dos alunos na escola, para assegurar a segurança e proteção da criança e do adolescente.

A finalidade dessa política é minimizar o risco de contatos inapropriados com alunos, proteger os funcionários e a escola de litígios e diminuir os riscos de danos aos sistemas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) da escola.

O acesso à internet na Escola Villare está sujeito a filtros e a controles que são atualizados regularmente. Esta política trata de orientar todos os colaboradores para se envolverem com o tema de segurança na internet, bem como servirem de modelo do uso responsável e seguro da tecnologia na escola.

A Escola Villare entende que as oportunidades oferecidas pelas mídias sociais são de extrema valia. Nesse contexto, busca promover o uso positivo dessas ferramentas com fins educacionais e de comunicação dentro de sua comunidade. Esta política estabelece diretrizes para o uso das mídias sociais, ditando controles e boas práticas.

A administração de medicamentos exige uma comunicação eficaz e regular entre pais e funcionários da escola. Uma ficha médica, com dados sobre a saúde de todos os alunos, é exigida no início de cada ano letivo e deve ser atualizada sempre que a situação de saúde do aluno sofrer alterações. Esta política também define o procedimento para o armazenamento seguro e o monitoramento da validade das medicações.

Esta política fornece as melhores práticas nos procedimentos de contratação, que devem ser utilizados para o recrutamento e seleção de todos os funcionários, estagiários, voluntários e prestadores de serviços das escolas que integram o grupo Cognita.

Proporcionamos um ambiente seguro e positivo para as crianças e adolescentes, onde poderão desenvolver um senso de pertencimento e se sentirem capazes de falar abertamente sobre eventuais problemas e inseguranças. Além disso, queremos promover o respeito às diferenças tanto dentro quanto fora da comunidade escolar.

Trabalhamos para que alunos com necessidades educacionais especiais tenham uma vida escolar o mais completa possível e sem limitações. O nosso plano de acessibilidade nos possibilita cumprir com esse objetivo.

A Política de álcool e outras drogas tem como objetivo reconhecer e esclarecer o papel da escola no combate às drogas e na conscientização sobre seu uso. Essa política fornece informações referentes à educação sobre drogas, bem como procedimentos para conduzir, da melhor maneira possível, qualquer incidente relacionado a esse tema.