Em complementação ao conteúdo das aulas de História, os alunos do 5º ano fizeram uma visita ao Palácio dos Bandeirantes.

O Palácio dos Bandeirantes é a sede do Governo do Estado de São Paulo e a residência oficial do governador, desde 1964, no Bairro Morumbi.

Na visita monitorada, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer as dependências do Palácio e o trabalho que nele é realizado. Também puderam apreciar um rico acervo artístico, com obras de artistas como Aleijadinho, Portinari, Djanira Motta e Silva, Aldemir Martins, entre outros.

Durante a visita foi possível ver, ainda, a Galeria dos Governadores e apreciar a exposição “Arte dos Tempos do Café”, que apresenta uma seleção de imagens, móveis e objetos associados a essa época.

A riqueza proporcionada pelo café, o “ouro verde” paulista, influenciou culturalmente São Paulo e levou jovens artistas a estudarem na Europa e trazerem de lá o conhecimento e a técnica para alimentar a produção intelectual na arte, com claro debate político. Esse contexto resultou na Semana de 1922, na qual a antropofagia – movimento representado por artistas e intelectuais, como Tarsila do Amaral, Anita Malfatti e Mário de Andrade – valorizou o conceito de “ser” brasileiro.[nggallery id=79]

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *