O outono chegou e com ele uma velha conhecida começa a dar as caras: a gripe. Segundo especialistas, abril e maio são os meses ideais para vacinação!

A seguir, compartilhamos respostas para as dúvidas mais recorrentes sobre a gripe, selecionadas pela Dra. Elisabeth Fernandes:

 

1. Resfriado e gripe são a mesma doença?
Não. O resfriado é causado por diversos tipos de vírus, sendo o principal, os vírus da família rinovirus, mas o quadro é mais leve que o da gripe, com febre baixa e de curta duração, tosse, coriza, espirros, dor no corpo e dor de garganta que duram aproximadamente 3 a 4 dias.

A gripe é causada pelo vírus influenza e provoca febre alta, tosse, dores pelo corpo que, freqüentemente, deixam a criança mais prostrada e abatida. A recuperação completa pode durar até uma semana e pode complicar com pneumonia, sinusite ou otite. A gripe normalmente resulta em afastamento da escola e de outras atividades diárias, já o resfriado não.

2. Como é a transmissão da gripe?
A gripe é transmitida através de gotículas de secreção veiculadas pela tosse, espirro ou mesmo a conversa com alguém infectado. O vírus penetra no organismo através das vias respiratórias.

3. As temperaturas frias aumentam a incidência de gripe?

O frio apenas cria condições para maior disseminação do vírus em lugares não ventilados onde as pessoas tossem, espirram, ou falam muito perto umas das outras.

4. Vacina contra gripe imuniza contra resfriado?
Não. A vacina contra gripe imuniza somente contra o vírus da gripe e não contra o resfriado.

5. Antigripal cura a gripe ?
Os antigripais não previnem nem curam a gripe. Eles podem, em alguns casos, diminuir a sintomatologia como coriza, obstrução nasal e a febre. Sempre consulte um pediatra antes de medicar os seus filhos.

6. A vacina contra gripe funciona ?
A Vacina contra gripe é eficaz em cerca de 89% dos casos, desde que tomada na época adequada. O objetivo da vacinação é contribuir para a redução das complicações como sinusite, otite e penumonia, internações e óbitos provocados por infecções da gripe.

7. A vacina contra gripe é segura ?
Ela é muita segura, sendo usada mundialmente e não causa reações colaterais graves.

8. Quando começa a fazer efeito a vacina contra gripe ?
Cerca de 15 dias após a vacinação já começam a surgir os anticorpos que darão a proteção contra a gripe, sendo que esta proteção máxima será atingida após aproximadamente 45 dias.

9. Por quanto tempo dura a imunização pós vacina ?
Como o vírus da gripe sofre mutação a cada ano, o tempo de duração da vacina é de 1 ano.

A composição da vacina é atualizada anualmente, de acordo com os vírus circulantes, para garantir a eficácia do produto. A resolução está de acordo com as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) para o Hemisfério Sul.

10. A vacina contra gripe pode causar gripe ?
Não. A Vacina contra gripe é uma vacina inativada e fracionada, o que significa que os vírus estão mortos e replicados, não podendo se reproduzir dentro do organismo das pessoas vacinadas, muito menos causarem sintomas gripais.

11. Por que algumas pessoas, mesmo após a vacinação, ficam doentes ?
A Vacina contra gripe protege da gripe, porém, não protege dos resfriados e além disso cerca de 10% dos indivíduos vacinados podem ter gripe, porém, de uma forma mais branda.

12. Quem pode ser vacinado ?
Todas as pessoas a partir de 6 meses de idade já podem ser vacinadas contra a gripe, mas consulte um pediatra para indicar a melhor época para vacinar os seus filhos.

fonte:
http://www.who.int/influenza/vaccines/virus/recommendations/2012south/en/index.html

http://www.sbim.org.br/vacinacao

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *