Que tipo de entretenimento pode cativar, de uma vez, 70 jovens entre 14 e 18 anos? Foi esse o número de alunos que atendeu ao convite, realizado e compartilhado por seus professores, para viajar ao teatro Tuca na última sexta-feira, 26 de fevereiro, sob o comando da coordenadora de eventos Renata Olmos.
[nggallery id=3106 images=4]

O espetáculo se inicia com uma atriz circulando a arena em um carro sobre trilhos. Poderia ser uma breve alusão ao título do espetáculo: Um bonde chamado desejo. Mas foi mais, muito mais! Era apenas o início das fortes emoções que alcançariam os alunos que participaram da primeira “Agenda cultural” de 2016, apresentando-lhes um teatro ousado e sem convenções, onde até mesmo o riso, nervoso, estava a serviço da percepção das tragédias humanas.

A intensidade e a velocidade com que o texto, denso e instigante, atingia os alunos, era perceptível em suas reações ao ritmo intenso dos movimentos, giros, angústias e sons presentes nas relações humanas, personificados nas marcantes atuações do elenco protagonizado por Eduardo Moscovis e Maria Luisa Mendonça, equilibradas sobre a tênue linha entre a razão e a insanidade, a fantasia e a realidade, apresentando um exercício prático e artístico sobre a complexidade da vida.

xx

O texto e essas atuações impactaram os alunos de diferentes formas. Marjory Juhasz, do 1º ano do Ensino Médio, se disse impressionada com a entrega dos atores aos seus personagens, tamanho o grau de realidade que transpareciam em seus sentimentos. Essa intensidade foi percebida por Bruno Vilardi, também do 1º ano, que além elogiar o espetáculo enxergou a atividade como uma introdução a um mundo mais maduro e denso, característico do novo segmento. Essa maturidade se faz presente na percepção de Henrique Herrera, do 3º ano, que ressalta o quanto a peça discute os padrões e convenções exercidos na sociedade acerca do machismo e da loucura, por exemplo, sobretudo se levado em conta o contexto de produção do texto na metade do século passado.

Tais depoimentos mostram como a arte é capaz de construir nos jovens reflexões e perspectivas que jamais os abandonarão e farão parte de suas novas construções, representações e vivências para além dela!

IMG-20160229-WA0000

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *