Trazer para as nossas crianças costumes de décadas passadas, permite a inserção dos pequenos em um mundo nunca antes visto ou vivido. Esta proposta dá a eles a possibilidade de novas criações com objetos que para nós, tinham apenas um significado imposto.

Um dia, fomos convidados para assistir a uma peça de teatro em inglês, lá na vila da escola. Não sabíamos o assunto da peça. Chegamos lá, o cenário estava preparado, mas mesmo assim, não conseguimos adivinhar o que ia acontecer. O Professor Allan entrou vestido de suspensório e boina, carregando uma caixa estranha no ombro. Teacher Andrea entrou correndo, perguntando em inglês onde era a escola e dizendo que os seus sapatos estavam muito sujos. Parecendo preocupada, descobrimos que ela precisaria da ajuda do Allan. Então, sentou-se em uma cadeira em frente à “caixa estranha” e o Allan usando diversos instrumentos deixou os sapatos da teacher bem limpinhos.

[nggallery id=1049]

 

Descobrimos neste dia, que aquela era uma “shoe shine box” (caixa de engraxate). A caixa ficou em nossa sala por bastante tempo e tivemos a oportunidade de brincar muito com ela.

[nggallery id=1050]

Vamos brincar assim: me dá um dinheiro que eu limpo seu sapato.” (Heitor)

Podemos usar as gavetas que têm aqui e enquanto você limpa eu penteio os cabelos.” (Beatriz)

 

A Teacher Andrea é aquele tipo de pessoa que guarda tudo. Guarda tudo mesmo! Quanto mais velha a coisa, melhor. Depois de muito brincar com o equipamento, era hora de saber de onde a Teacher trouxe aquilo e como surgiu o “Shoe Shine Boy”. Em uma roda de conversa soubemos que ela guardava a tal caixa há muito tempo, que sua família veio da Itália, em um navio bem grandão, e que quando chegaram aqui no Brasil vieram para São Caetano. Aquela “box” (caixa) pertencia ao irmão de seu avô, o tio Nico, que engraxava os sapatos de todo mundo da família (que era bem grande).

64- Tio Nico

x

Ela também nos contou que há muito tempo, um trabalhador, como forma de respeito, limpou os sapatos de um general e que a partir daí shoe shine boy” (engraxate) se tornou uma profissão. Disse ainda que existem muitos “shoe shine boys”, principalmente no centro da cidade de São Paulo.

SR jose

Com essas informações, a brincadeira ganhou novos sentidos e foi complementada com as ideias das crianças. Imaginação e criatividade foram despertadas e os pequenos ficaram maravilhados no contato com o material de engraxate.

[nggallery id=1052]

A “shoe shine box” será doada para o museu, mas só depois que as crianças brincarem um pouquinho mais com ela.

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *