Ao reviver mais um início de ano na Villare, diante de tantos planos e ideias, relembro da minha vida como aluna do antigo primário.

Quem via a menina Ligia na antiga 1ª série, chorando agarrada à perna da mãe no “grande” pátio da escola, não poderia apostar que dedicaria sua vida à educação. A ansiedade em agradar à nova professora, reatar os laços de amizade e fazer “tudo certinho” nos cadernos e lições, fazia com que o frio na barriga fosse rotina.

Hoje, quando vejo um olhinho brilhante ou um jeito acanhado ao entrar na escola, não posso deixar de me lembrar de tudo o que vivi quando criança. Um lencinho sempre me acompanhava, pois quando sentia saudades de casa, enxugava escondida as lágrimas que teimavam escorrer.

Todos nós temos lembranças que nos marcaram nos inícios de ano na escola. Os professores inesquecíveis, a mochila que gostava tanto, a hora do recreio, as brincadeiras.

Na Villare, procuramos olhar com atenção o significado das vivências que as crianças constroem, procurando organizar as situações de forma que as experiências vividas entre os colegas, professores e espaço escolar sejam positivas.
642-416

Sabemos que nossas memórias são construídas muitas vezes nos detalhes, nos fragmentos de situações que vivemos e a partir daquilo que sentimos. Aliás, sempre nossas lembranças estão atreladas aos sentimentos, por isso entendemos que a qualidade das aprendizagens está diretamente vinculada ao afeto e à boa relação construída no espaço escolar.

Gostar da escola, das pessoas com quem convivemos, é ponto de partida para a qualidade da aprendizagem. Da mesma forma, o acompanhamento atento e permanente dos pais quanto o processo escolar potencializa as conquistas das crianças.

Por isso, aproveitando este momento do ano em que lançamos mão às novas expectativas e reorganizamos, inclusive, nossa rotina, aproveito para reforçar o quanto é importante que os pais se envolvam com os assuntos da escola e com o desempenho de seu filho: interessando-se pelas atividades realizadas, lendo os registros no caderno, sabendo dia a dia o que acontece na escola através da agenda e do relato da criança. Ações simples, mas fundamentais para o sucesso escolar. São as atitudes que revelam à criança o quanto os pais se importam com seu desempenho e valorizam o estudo.

É consenso admitir que nossos exemplos dizem mais do que as palavras, por isso, demonstrar valor ao estudo através das atitudes é o melhor caminho.

Foi gostoso acompanhar o início do ano nas salas do Fundamental I. Os alunos do 1º ano chegaram decididos, mostrando-se muito envolvidos com todas as propostas, participando ativamente das brincadeiras e revelando-se felizes com o novo espaço escolar.

Os alunos novos estão sendo acolhidos por suas turmas e acompanhados de pertinho pela equipe de coordenação. Olhar o 5º ano, então… nem parece que já chegaram nesta fase e já demonstram mudanças de interesses e novas atitudes. Outro dia ainda arriscavam na escrita dos primeiros textos!

Enfim, o ano começou. Nesta semana iniciam-se as atividades esportivas e culturais e muita novidade vem aí! Aos poucos vamos comentando o que acontece na escola através deste espaço de participação.

Esperamos contar com a participação de todos tanto no dia a dia da escola, quanto também através de canais como nosso Blog. Através dos textos aqui publicados, que relatarão situações vividas na escola nos diferentes segmentos, da Educação Infantil ao Ensino Médio, vamos divulgando um pouco do cotidiano, das propostas e diferenciais da escola, aproveitando para conhecer outras opiniões.642-617

Portanto, aproveitando o assunto do blog, e para vocês? Como foi a volta às aulas?

 

Publicado por Lígia Berenguel

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *