6º ano - A arte da vida

arte

“A arte da vida”

Adentrar ao mundo de desafios do 6° ano pode ser instigante e difícil. Então, que tal transformá-lo em poesia? Esse foi mais um trabalho da turma de 6º ano.

Local: Sala 17

6º ano - Cartão Postal - Comunicação em Arte

cartao

“Cartão Postal – Comunicação em Arte.”

Projeto desenvolvido pelos alunos dos 6º anos, elaborando o registro em formato de Cartão-postal dos lugares estudados nas disciplinas de Arte e História, buscando tecer uma trajetória de conhecimentos.

6º ao 9º ano - Filosofando: uma amostra das aprendizagens em sala de aula

filosofando

“Filosofando: uma amostra das aprendizagens em sala de aula”

Durante as aulas de Filosofia, os alunos e alunas foram apresentados a diferentes teorias e conceitos. Agora, durante a Mostra Cultural, nossos jovens filósofos e filósofas convidam a comunidade a participar de diferentes discussões dirigidas por eles, a partir da apresentação de seus aprendizados adquiridos ao longo do ano. Boa reflexão!

Local: Sala 25

Apresentações:

9h30 às 10h – Nietzsche e o eterno retorno

10h às 10h30 – Nietzsche e o eterno retorno

10h30 às 11h – Marx

11h às 11h30 – Hobbes e Rousseau

11h30 às 12h – Questões de gênero

12h às 12h30 – Marx

6º ano - Lixo Eletrônico: descarte correto, consumo inteligente

lixo

“Lixo Eletrônico: descarte correto, consumo inteligente”

O avanço tecnológico e o crescente consumo de bens eletroeletrônicos aumentaram a produção de resíduos sólidos e de lixo eletrônico. Assim, tal projeto tem como objetivo a conscientização dos impactos sociais e ambientais que os lixos eletrônicos geram, levando os alunos a pensar em soluções sustentáveis, que deram origem à construção de protótipos.

Local: Sala 12

6º ano - O maníaco Magee, de Jerry Spinelli

magee

“O maníaco Magee, de Jerry Spinelli”

Os alunos do 6° ano leram a trajetória de um mito, o menino Magee. A partir desse estudo, em grupos, concretizaram importantes trechos da narrativa em 3D.

Local: Sala 17

6º ano - Práticas de Laboratório

lab

“Práticas de Laboratório”

O trabalho prático em Ciências permite ao aluno ser protagonista de seu próprio processo de aprendizagem. Além disso, permite o levantamento de hipóteses, observações, testes e elaboração de generalizações que promovem a compreensão do mundo à sua volta.

Local: Laboratório de Biologia

6º ano - Tamanduateí, a história de um rio

tamanduatei

“Tamanduateí, a história de um rio”

Apresenta a pesquisa realizada pelos alunos de 6º ano. Partindo da história do rio que corta as três cidades do ABC, analisamos o desenvolvimento urbano e as consequências causadas pela ocupação e desmatamento nos arredores.

Local: Sala 11

11h – Apresentação “Rio morto ou rio vivo?”

7º ano - Arquitetando

arquitetando

“Arquitetando”

Trata-se de projeto que liga os saberes matemáticos à arquitetura e responsabilidade social, por meio da construção de objetos para serem doados a ONG. Serão expostos desenhos técnicos, carta de apresentação do projeto, questionário de coleta de dados, cartazes explicativos, desenhos em perspectiva, instrumento de medição de ângulo de elevação para o cálculo de grandes alturas, vídeo de apresentação do projeto e música do projeto. Para além desses materiais, apresentaremos uma produção artística musical feita especialmente para o projeto.

Local: Sala 22

7º ano - GeoGebra: exploração e aprendizagem

geogebra

“GeoGebra: exploração e aprendizagem”

Utilizando o software GeoGebra como ferramenta de execução de atividades matemáticas, os alunos de 7º ano conduzirão oficinas de construções geométricas.

Local: Laboratório de Tecnologia da Informação

Oficinas :

9h30 às 10h – Simetrias

10h às 10h30 – Construção de polígonos

10h30 às 11h – Simetrias

11h às 11h30 – Bicicleta em movimento

11h30 às 12h – Simetrias

12h às 12h30 – Amor e geometria

7º ano - Oficina de Bonecos

bonecos

“Oficina de Bonecos – Criação de personagens”

A Oficina de Bonecos surgiu de um trabalho dos alunos de 7º ano, o qual consistiu em criar bonecos artesanais com base em descrições de personagens do livro Porta de Colégio. Agora será a vez de os alunos ensinarem os pais a produzirem seus próprios bonecos.

Local: Sala 23

Oficina – 9h30, 10h30, 11h30 e 12h30

8º ano - Rasgando a cortina: a mulher protagonista de sua história

mulher

“Rasgando a cortina: a mulher protagonista de sua história.”

Produção de painéis biográficos e vídeos de entrevistas de mulheres mostrando diferentes contextos de suas histórias, destacando sua importância como agente histórico-social.

Local: Sala 13

9º ano - Eu, migrante

migrante

“Eu, migrante”

Diferente. Distante. Casa. Lar. Memória. A migração é um tema que envolve não apenas muitos conteúdos escolares, envolve também discussões sobre nossa própria formação e a construção de nossa identidade. O projeto “Eu, migrante” buscou construir, por meio das relações de alteridade, a empatia pelo outro que, sendo diferente, completa-nos e nos revela a nós mesmos.

Local: Pátio I

11h30 – Apresentação “Morte e vida Severina” Com o Grupo de Teatro do 9°ano

9º ano - Matéria e Energia

energia

“Matéria e Energia”

O Universo conhecido manifesta-se basicamente de duas formas: matéria ou energia. Esses dois aspectos, embora diferentes, pertencem à mesma realidade. É abordando esses temas de forma introdutória no 9º ano que se inicia a alfabetização científica nos campos da Física e da Química. Com a atividade experimental, pretende-se desenvolver competências como descrever, explicar e prever fenômenos, habilidades próprias do letramento científico.

Local: Sala 27

9º ano e 1º EM - Sonhos e mil e uma noites

sonhos

“Sonhos e mil e uma noites”

A sala “Teatro: Sonhos e Mil e uma noites” apresenta um recorte do ensino da linguagem teatral na escola Villare. A documentação do processo colaborativo foi desenvolvida pelos alunos do 9º ano e o texto como modelo de ação foi realizado pelos alunos do 1º ano do Ensino Médio.

Local: Sala 21

Esportes - Jogos e Brincadeiras como instrumento para transformação

esportes

“Jogos e Brincadeiras como instrumento para transformação”

Incentivar o aluno ao início de uma prática de atividade física, estimulando, por meio de brincadeiras e jogos, a relação de trabalho em grupo e de atitudes como partilha, cooperação, colaboração e respeito às limitações dos colegas e às regras.

Local: Quadra

9h30 – Dodgeball (9°A)

10h – Pique bandeira (6°A e B)

10h30 – Queimada gol (7° B e C)

11h – Flag ( 9°ano B e C)

11h30 – Queimada xadrez ( 6°ano C e D)

12h – Queimada rainha (7°A)

12h30 – Queimada ameba (8°A e B)