Poesia no parque – 5º ano A – Profª Talita

 A Escola Villare valoriza o trabalho com a leitura desde a Educação Infantil. São diferentes as propostas que acontecem envolvendo leitura dentro da escola para abrir caminhos e despertar nos alunos o prazer pela leitura. Nestas duas últimas semanas, os alunos de toda a escola participaram do “Ler é Mais 2017” com propostas diversificadas que mobilizaram diferentes encontros por meio da literatura.

O 5º ano A vivenciou uma deliciosa experiência de encontro com a poesia no parque. Selecionaram poemas e poesias que gostavam para fazer uma roda de poesias no parque Chico Mendes.

A aluna Ana Paula, trouxe o caderno de poesias de sua mãe. Na infância, ela escrevia e colecionava neste caderno as poesias que mais gostava. Ana mostrou-se muito cuidadosa com este caderno tratando-o como uma verdadeira relíquia e compartilhou com os colegas alguns dos poemas nele escrito.

No dia combinado, 30 de agosto, o dia amanheceu ensolarado! Depois de alguns dias frios e chuvosos, recebemos como um presente o dia lindo que estava, pois tornou ainda mais prazerosa nossa manhã no parque.

Após lancharem, os alunos se organizaram em pequenos grupos e compartilharam as poesias que levaram. Em seguida, saímos em caminhada oferecendo poesias aos visitantes do parque. Os alunos escolhiam para quem queriam oferecer suas poesias e abordavam os visitantes dizendo: “Aceita uma poesia?” Não teve quem recusasse! Olhares atentos e emocionados ouviam a leitura dos alunos.

Já estava chegando a hora de ir embora e a Catarina seria a última em oferecer sua poesia. Fechamos com chave de ouro, pois o senhor que ela abordou aceitou felizmente a poesia e nos contou que ele é um poeta! Ele escreve poesias e irá até lançar um livro.

Deixamos de presente três livros em bancos do parque para que sejam apreciadas boas leituras naquele espaço. Colocamos um recado dentro de cada livro sugerindo que os mesmos sejam deixados nos lugares que foram encontrados para que outras pessoas também apreciem a leitura.

O grupo ficou entusiasmado com as experiências vividas neste dia e puderam se encontrar com a leitura de um jeito que ainda não tinham se encontrado.

Boas leituras sempre!

1 responder
  1. Adriana
    Adriana says:

    Parabéns pela iniciativa. Sem dúvidas o ambiente, a vivência, a percepção e a experimentação tornaram o aprendizado muito mais prazeroso e inesquecível. E ainda, muitas histórias para contar…..

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *