Levantar hipóteses. Antecipar a solução. Prever. Planejar. Essas são qualidades que se formam na criança que desenvolve bem o pensamento geométrico, segundo o professor argentino Héctor Ponce.

Após a etapa de exploração de sólidos geométricos, os alunos do 3º ano receberam uma caixa montada e, em duplas, levantaram hipóteses sobre como seria forma se ela estivesse aberta. Em seguida abriram, ou seja, planificaram a caixa e retomaram as hipóteses levantadas para confirmá-las ou descartá-las. A última etapa desta atividade foi o desenho, no caderno, da planificação deste sólido geométrico.

Dessa forma, aprender Geometria passa a ser uma atividade muito mais desafiadora e propositiva, que explora a capacidade de dedução do aluno.

Confiram as fotos da atividade.[nggallery id=619]

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *