Quando os alunos do 2º ano do Integral começaram a discutir e pesquisar sobre o tema “água”, logo pensaram na possibilidade de construírem uma máquina fazedora de água, como um caminho em busca do problema da seca nas represas. Conversaram sobre o assunto, realizaram experimentos sobre o tema, levantaram hipóteses, mas resolveram construir o grande projeto da máquina para beneficiar o meio ambiente. Formaram os grupos e iniciaram os desenhos explicativos e esclarecedores sobre o funcionamento da máquina. Combinaram tudo e providenciaram os materiais para a construção.Depois de muitas pesquisas e descobertas, ela ficou pronta.

As experiências não acabaram por ai, as crianças ainda fizeram com a professora Janaína e equipe do Integral, um experimento da dessalinização da água. Foi muito divertido e eles aprenderam um outro processo de reaproveitamento

Nosso Projeto foi além dos muros da escola, pois biólogos, cientistas e um profissional que trabalha com Agroecologia souberam da nossa construção e se interessaram pela ideia da “máquina fazedora de água”. Com muito orgulho ela será apresentada para outros educadores, em um curso sediado por uma grande bióloga.

Parabéns aos alunos por se preocuparem com o futuro do nosso planeta e das futuras gerações, pensando em soluções para melhorar a qualidade de vida.

“Como ela funciona: Ela passa por um teste para depois ir para a máquina, a máquina utiliza a água do mar, ela passa por um filtro que tira o sal da água e deixa pronta pra gente beber. Vamos dar essa água para ajudar a represa da Cantareira.” (alunos do 2º ano)

Equipe do Integral.[nggallery id=1460]

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *