Neste mês o blog da Villare recebe a colaboração da Drª Elisabeth Fernandes, que compartilha através deste texto importantes informações sobre a obesidade infantil.

Aproveitando a discussão sobre este assunto, indicamos o documentário “Muito além do peso”, que promove uma discussão sobre a obesidade infantil no Brasil e no mundo e participou da 36º Mostra Internacional de Cinema. O documentário será exibido a partir desta semana em alguns cinemas do circuito nacional. Confira o trailer em www.muitoalemdopeso.com.br.

 

Obesidade Infantil: fatos

  • A obesidade cresce vertiginosamente nos últimos 30 anos. Pesquisas americanas mostram que atualmente, 31% dos adultos e 18% das crianças e adolescentes de 2 a 19 anos são obesos, definidos pelo índice de massa corpórea aumentado.
  • A maioria dos casos de obesidade está relacionada com aumento da ingestão diária de calorias em relação ao gasto calórico total. Causas secundárias de obesidade como doenças e medicamentos são muito raras.
  •  A perda de peso requer restrição calórica e prática adequada e constante de exercício físico.
  • As consequências a médio e longo prazo da obesidade incluem problemas físicos, psicológicos e econômicos.
  • A prevenção da obesidade requer uma alteração no estilo de vida social e cultural desde a infância.

Como é feito o diagnóstico de obesidade infantil?

  • Em crianças até os dois anos de idade, a obesidade é diagnosticada pelos gráficos de crescimento com percentis maiores que 95.
  • A partir dos dois anos de idade é utilizado o índice de massa corpórea calculado pelo peso dividido pela altura ao quadrado (IMC= peso/altura2), considerando-se:

Baixo peso – IMC menor que 19 (percentil abaixo de 5)

Peso ideal – IMC entre 20 e 25 (percentil entre 5 e 85)

Sobrepeso – IMC entre 25 e 30 (percentil entre 85 e 95)

Obesidade – IMC > 30 (percentil acima de 95)

Acesse e conheça o IMC de seu filho:

http://apps.nccd.cdc.gov/dnpabmi/Calculator.aspx?CalculatorType=Metric

10 dicas para o seu filho querer comer de forma saudável:

  1. Não restrinja a comida. Restringir a comida aumenta o risco de sua criança desenvolver distúrbios alimentares no futuro como anorexia e bulimia. A restrição pode ter um efeito negativo no crescimento e desenvolvimento infantil.
  2. Crie um ambiente saudável em casa.  Este é um dos principais passos para tornar a criança saudável. Tenha sempre disponível em casa opções de alimentos saudáveis e não esqueça que as escolhas dos pais são exemplos para os filhos.
  3. Mantenha alimentos saudáveis à disposição das crianças. As crianças vão escolher o que estiver nos lugares baixos e de fácil acesso, sendo assim deixe frutas sempre visíveis ao invés de bolachas e doces. Lembre-se que as crianças só comerão o que tivermos disponível em casa.
  4. Não rotule comidas “boas” ou “ruins”. Ensine para as crianças que a proteína é importante para o bom crescimento, assim como o cálcio do leite e derivados é importante para os ossos.
  5. Elogie sempre as escolhas saudáveis. Dê um grande sorriso e mostre que a escolha feita pela criança foi a mais saudável e inteligente.
  6. Não brigue quando as crianças optarem por escolhas menos saudáveis. Se a criança escolher uma opção menos saudável, ignore, não dê atenção, não critique. Se a criança optar sempre pelas opções mais gordurosas como frituras e doces, redirecione a sua escolha. Mostre em casa outras opções do mesmo alimento como batata assada ao invés de frita. Se a criança pedir por um doce, ofereça frutas com uma pequena calda de chocolate e não uma barra inteira de chocolate.
  7. Nunca use comida como recompensa. Recompense as crianças com brincadeiras, atividade física ou um passeio num parque.
  8. Sentem-se à mesa para jantar em família, todos juntos. Se isso não é um hábito em casa, deveria ser. Pesquisas mostram que crianças que jantam à mesa com os seus pais tem hábitos mais saudáveis e menos propensão à obesidade. Esforce-se para jantar com as crianças à mesa ao menos 1 vez por semana, e gradativamente aumente para 3 a 4 vezes até que o hábito seja criado.
  9. Prepare pratos na cozinha junto com as crianças. Faça receitas saudáveis e coloridas próprias para as crianças. Isso incentiva as crianças a comerem de forma mais saudável e de maneira mais divertida.
  10. Dê alguns direitos de escolha para as crianças. Coloque no prato 3 a 4 tipos de legumes ou saladas e peça para eles darem uma nota para cada item. Os que eles menos gostarem podem ser oferecidos menos vezes na semana.

Fonte: Centers for Disease Control and Prevention, USA.

http://www.cdc.gov/obesity/index.html

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