Será que, por ser uma matéria que se preocupa com o passado, nada muda, apenas se acrescenta? Nada mais longe da realidade. A história lida com a concepção e compreensão de mundo. A visão e enfoque que temos do passado depende de nossa sociedade hoje. Até 1989, ainda tínhamos uma educação baseada na não reflexão, na memorização, fruto de décadas de ditadura militar. Em um mundo democrático, a disciplina de História se redescobre como ferramenta para formar um cidadão crítico e participativo. O foco passa a ser a argumentação, a pluralidade cultural, o respeito, o diálogo com o diferente, a compreensão do mundo atual através do entendimento das origens de elementos de nossa sociedade. Unindo isso à tecnologia de ponta, com vídeoconferências, debates, lições on-line, blogs de alunos, fóruns de discussões, publicações virtuais, análise de charges, músicas e filmes, criamos um ensino de história moderno e indispensável para que nosso aluno vença no mundo atual. Para compartilhar esta concepção de ensino, no início de abril tivemos uma exposição de todas as estratégias utilizadas nas aulas de História com o professor Leandro para os pais de 6º ano. Foi esclarecedor e proveitoso. Os pais presentes puderam sentir um pouco do que é vivido por seus filhos em sala de aula. Com o sucesso desta proposta, acreditamos que outras reuniões de área ainda virão. Contamos com todos na próxima!

 

Publicado por Professor Leandro Villela

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *