No período do Integral, as crianças são contempladas com espaços planejados para que elas consigam encontrar ali, diversas possibilidades de exploração e de integração. São os alunos, os adultos em relação com suas histórias, com seus tempos e com suas culturas. Tudo isto, se dá através da arte e do brincar ou da “arte do brincar”!

Neste brincar, eles assumem papéis espontâneos e experimentam situações significativas e ricas em divertimentos.

Quando exploram estas situações simbólicas ou se expressam pela arte (pintura, escultura, recorte, colagem, desenhos…), as crianças são tocadas e envolvidas por uma grande sensibilidade, percebendo-se como parte do mundo, com suas habilidades, estratégias e modos de organizar suas relações. É o espaço para sentir-se “Integral”.

São momentos que revelam crianças competentes e ativas, críticas, criativas, produtores de culturas, simbologias e metáforas. Assim, eles são capazes de compreender o percurso do seu aprendizado, organizando junto aos adultos da escola, suas experiências e ações, que se transformam a cada segundo em um novo aprendizado.

Integral do 1º ano[nggallery id=1392]

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *