Desde o mês de fevereiro, nós, alunos do 5º ano do fundamental I, estamos envolvidos em um grande projeto de pesquisa em que trabalhamos em grupos chamado GPI, que significa Grupo de Pesquisa Interdisciplinar. Nele, nós aprendemos mais sobre o meio ambiente e conhecemos melhor o Parque Chico Mendes, uma área verde de São Caetano do Sul.

Para a nossa pesquisa de campo no Espaço Verde Chico Mendes usamos materiais, como bússola, pinças, luvas, cronômetros e lupas.

[nggallery id=1985 images=3]

Nossas aulas são variadas, nós trocamos de professores e de atividades. Trabalhamos com várias professoras: Fátima, Vitoria, Janaína e Ana Paula.

Nas primeiras aulas assistimos a um vídeo do programa “Um pé de quê” sobre o Pau-Brasil. Nesse primeiro encontro definimos o objetivo do nosso trabalho: pesquisar algumas árvores do Parque Chico Mendes e divulgar essa informação.

2_IMG_0203 (800x600)

Aprendemos também a utilizar a bússola manual e no iPad. Fizemos uma atividade na escola onde tínhamos que encontrar uma árvore utilizando a bússola. Foi um teste para que quando fossemos ao parque soubéssemos nos localizar e encontrar as árvores.

Nós estudamos árvores e seu caule, folhas, sementes e frutos. Além de observá-las, nós tiramos fotos das árvores, escrevemos relatórios e elaboramos desenhos para registrar informações que nos ajudassem a escolher uma árvore de pesquisa.

[nggallery id=1986 images=17]

Em nosso projeto de pesquisa temos o interesse de conhecer árvores diferentes e as estudar. Para isso, fizemos uma maquete do parque e um mapa para nos localizarmos melhor no local. Para a construção da maquete utilizamos cola quente, papel, palitos (para fazer os troncos das árvores), tampinhas, garrafas, tintas coloridas e isopor (para fazer os bancos e as casinhas). Além disso, fizemos um mapa e lições de casa para observarmos o que faltava no grupo.

No parque encontramos vários tipos de árvores, entre elas o pau-brasil, uma árvore com tronco avermelhado e que apresenta acúleos (espinhos). Para encontrarmos a árvore no parque utilizamos um instrumento muito importante, a bússola.

Preparamos também instrumentos para coletar partes da árvore que queremos estudar, além de discutir com o grupo os critérios da árvore que iremos escolher. Depois de observarmos todo o espaço, decidimos escolher uma delas.

Estávamos ansiosos para escolher nosso objeto de pesquisa porque queríamos encontrar uma árvore diferente, que ainda não conhecíamos. Em nossos próximos encontros vamos identificar a árvore. Aguarde novas informações dos grupos de pesquisa da Escola Villare.

Texto coletivo elaborado pelos alunos do 5º ano

[nggallery id=1987 images=74]

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *