Os alunos do 5º estão investigando a formação do povo brasileiro. Esta investigação teve início com os estudos sobre os primeiros episódios da História do Brasil: a chegada dos portugueses em 1500, o início da colonização, a escravidão africana e, mais tarde, a chegada de outros povos. Assim, puderem compreender que três matrizes foram fundamentais para a formação do brasileiro: a matriz indígena, a matriz européia e a matriz africana.
A visita ao Museu Afro Brasil foi importante para a compreensão da contribuição africana para a cultura brasileira. Neste estudo, os alunos puderam observar que os africanos contribuíram com inúmeros conhecimentos relacionados ao universo do trabalho, como o ofício de ferreiro, com a culinária e com a arte, entre muitas outras contribuições.
O Afro Brasil é um museu histórico, artístico e etnológico, voltado à pesquisa, conservação e exposição de objetos relacionados ao universo cultural do negro no Brasil. Localizado no Parque do Ibirapuera, no “Pavilhão Padre Manoel da Nóbrega”, conserva um acervo com mais de 5 mil obras, entre pinturas, esculturas, gravuras, fotografias, documentos e peças etnológicas produzidas entre o século XV e os dias de hoje.
Vale a pena conhecê-lo!
[nggallery id=209]
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!