Seja você o Detetive! – Jogos Virtuais do 8º ano

Um dos conteúdos a serem trabalhados no 8° Ano em Língua Portuguesa é o subgênero literário Conto de Enigma, um estilo narrativo que exige do leitor o uso do raciocínio lógico na resolução de mistérios. Crimes, mortes, roubos, desaparecimentos, traições: as tramas são sempre envolventes; os personagens, potenciais suspeitos; não se pode confiar sequer no narrador. Tudo isso tem como efeito despertar a curiosidade de quem lê, convidando-o a resolver também esses mistérios.

tela inicial de um dos jogos criados

Pensando em propor uma sequência didática que fosse além da mera apreciação de textos consagrados dessa literatura (como Sir Conan Doyle e Agatha Christie), a intenção era que os alunos percebessem a apropriação das características desse gênero em diferentes tipos de entretenimento – em filmes, séries, videogames e, principalmente, em um clássico jogo de tabuleiro, Detetive, que seria tomado como base para que os alunos construíssem sua própria narrativa e, enfim, seu próprio jogo. Jogamos Detetive ainda em sala de aula e passamos muitas aulas da Sala Colaborativa, onde reunidos em grupos os alunos replicavam seus conhecimentos e colocavam as ideias no papel.

Ironicamente, desde o início do projeto, o intuito que fosse um trabalho que unisse: unidos os alunos construiriam as histórias, unidos, criariam um protótipo de tabuleiro na Sala Maker, unidos apresentariam os jogos à comunidade escolar na Mostra Cultural.

Um jogo de tabuleiro pressupõe a união – ainda que muitas vezes apenas uma pessoa vença, o intuito dele é ser jogado em grupo. Logo, abandonar este projeto durante nosso isolamento social seria também abandonar algo que foi construído coletivamente em todas as suas etapas. Mas dar continuidade a ele, apesar de um desafio e tanto, seria propiciar uma ressignificação da distância, da colaboração em grupo e do próprio tabuleiro, que é hoje essa plataforma virtual pela qual nos comunicamos e convidamos vocês a, unidos, tentarem resolver os diversos mistérios criados pelos alunos do 8° ano.

CLIQUE NAS IMAGENS ABAIXO PARA ACESSAR OS JOGOS CRIADOS:

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *