Para introduzir este novo conceito matemático foi dado à turma do 5º ano o seguinte desafio:

  “Todo o rodapé da nossa sala de aula será trocado. Como saber quantos metros de madeira serão necessários?”

Após muita discussão, os grupos chegaram à conclusão que a melhor maneira seria usar algum tipo de material que pudesse ajudar na medição. Para isso, usaram a fita métrica e a trena.

Após várias medições, discussões e anotações chegaram às seguintes conclusões:

  • Não foi necessário medir as quatro paredes da nossa sala de aula, afinal elas possuem o mesmo tamanho na largura e comprimento. Então, pudemos multiplicar largura x 2 e comprimento x 2 e somar os resultados.
  • Na porta não há rodapé, precisamos subtrair a medida da porta no total.
  • Perímetro é a soma de todos os lados de uma figura.[nggallery id=467]
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *