Mas o que são assembleias?

A assembleia é o momento que dá voz aos alunos, é o momento da palavra e do diálogo. Segundo Josep Maria Puig, é um momento organizado para que alunos e professores possam falar das questões pertinentes para melhorar o trabalho e a convivência escolar.070-336

Além de ser um espaço para a elaboração e reelaboração constante das regras que regulam a convivência escolar, as assembleias propiciam momentos para o diálogo, a negociação e o encaminhamento de soluções dos conflitos cotidianos. Dessa maneira, contribuem para a construção da moralidade, essencial no processo de construção de valores e atitudes éticas.

Além disso, professores também têm a oportunidade de conhecer melhor seus alunos em situações que não são possíveis no dia a dia da sala de aula. Temas como disciplina e indisciplina deixam de ser de responsabilidade somente do professor e passam a ser compartilhadas por toda a classe, responsável pela elaboração das regras e pelo cumprimento das mesmas.

O espaço das assembleias propicia grandes mudanças na forma como as relações interpessoais são estabelecidas dentro da escola e permite verdadeiramente a construção de um ambiente escolar democrático.

No 3ºC, elas já começaram e foi muito bom acompanhar o que os alunos criticaram e como levantaram propostas relevantes para resolução dos conflitos.
itfinal

Professora Juliana

[nggallery id=948]

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *