No dia 18 de maio, o Grupo de Contadores de Histórias da Escola Villare se apresentou na VI edição do Encontro Internacional Boca do Céu de Contadores de Histórias.
1z0-042

O Boca do Céu é um evento bienal que promove um espaço de reflexão, criação e ação cultural, focalizando a arte da palavra, que se move continuamente através da História e das diversas culturas humanas na forma de narrativas  orais.  A função principal desse Encontro é propiciar diferentes situações de contato com a arte da narração que possam inspirar ações educativas, culturais, sociais e estéticas ressaltando a importância das narrativas no mundo de hoje.

Para o Boca do Céu, selecionamos algumas histórias que foram narradas na I Noite de contos da Escola Villare, em dezembro do ano passado, e acrescentamos três novas escolhidas por eles, todas da tradição oral do Brasil: “O marido da mãe d’água”, “A história da figueira”, “Os brinquinhos de ouro”, “Pedro Malasartes e o queijo” e “A casa da onça e do macaco”.

Desde o início a opção foi que todo o trabalho estivesse ancorado na oralidade. Eles ouviram, criaram e brincaram com imagens e narraram a partir da experiência de ouvintes, mas também com um toque de autoria, que nasceu do encontro de cada um com as narrativas. Como a  proposta foi que pudessem brincar as histórias, o universo musical esteve  muito presente – como paisagem sonora ou elemento de transição entre um conto e outro. Utilizamos muito as cantigas tradicionais do Brasil  e os ritmos brasileiros, como congo de ouro, coco e capoeira – explorados por meio da percussão.

O momento foi tão especial que seguimos motivados! Transformados pelas histórias, preparamos nova apresentação…
1Z0-146

… Aguardem!

Vivian Munhoz Rocha

Coordenadora do Grupo de Contadores de Histórias da Escola Villare[nggallery id=942]

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *