Nosso grupo trabalhou com as formas geométricas. Iniciamos com o manuseio de diferentes formas, no nosso espaço de criação, e durante os momentos de observação da professora foram surgindo etapas para um maior aprofundamento dessas formas.

 

1ª ETAPA: Diferentes formas geométricas

dsc08683

“Quais formas nós temos aqui?” (Professora Géssica)

“Triângulo, quadrado e círculo.” (Vários alunos responderam)

“Todos os círculos são iguais?” (Professora Géssica)

“Não, são de cores diferentes.” (Pedro)

“Só as cores são diferentes?” (Professora Géssica)

“Um tem esse prata e o outro não.” (Carolina)

“E o que é isso, prata?” (Professora Géssica)

“É o imã.” (Guilherme)

[nggallery id=589]

2ª ETAPA: Roda de conversa sobre a descoberta do aluno Vincenzo: 6 triângulos que ele juntou formavam o hexágono

dsc08686

 

Com a sala toda em um momento de roda mostrei os acrílicos das formas geométricas. Rapidamente os alunos relembraram a atividade na mesa de espelho no Espaço de Criação.
Perguntei para eles se lembravam das formas que tínhamos e então começaram a dizer:

“Triângulo!” (Vários alunos responderam)

 “É, é triângulo porque é “tre” de três então é triangulo porque tem 3 lados e 3 pontas.” (Guilherme)

“Quadrado!” (vários)

“É quadrado de quarto, olha “qua” e “qua.” (Rafael)

“É porque tem 4 lados e 4 pontas.” (Guilherme)

“E esse é o da pipa.” (Pedro)

“E esse o do gelo.” (Lucca)

Intervi e disse: “E como será que chama essa forma?”

“Ahh não sei” (Rapidamente alguns disseram e os outros permaneceram pensando).

Então eu falei: “É losango”

“Ah então esse é o losango da pipa e esse é o losango do gelo.” (Lucca mostrando as duas formas iguais que só mudam os seus tamanhos).

“É esse aqui da pipa é o mesmo que tem na bandeira do Brasil!” (Antonio mostrando o losango de forma em pé).

Em coro alguns amigos disseram “Nãooooo.”. Então Lara, pegou a forma na mão e virou da mesma forma que é na bandeira e então os amigos disseram: “Nossa é mesmo!”

Mostrei então o Trapézio e disse seu nome e o Hexágono também.
Peguei então 6 triângulos e pedi para que eles observassem e montei como o Vincenzo havia montado.

“Quem fez essa forma no espaço de criação?” (Géssica)

“Eu!” (Vincenzo)

 

3ª ETAPA: Cantos em sala de aula com as formas

[nggallery id=586]

“Se você me emprestar esse quadrado dá para montar um castelo bem grande”. (Guilherme, montando as formas com imã)

“O que você está fazendo Lucca?” (Alexandre)

“Eu estou montando com esse que parece a neve”. (Lucca)

“O Losango” (Alexandre)

“Olha eu formei o hexágono”. (Lucca juntando os triângulos como o Vincenzo fez)

dsc08031

4ª ETAPA: Procura da bandeira do Brasil 

dsc07915

Realizamos uma roda de conversa sobre o conhecimento que eles trouxeram da forma do losango na Bandeira do Brasil.
Relembrei-os sobre o que tinham me falado e novamente eles disseram que o losango “deitado” tinha na Bandeira. Perguntei para eles como poderíamos ter certeza disso e eles disseram para pegarmos uma bandeira numa loja de esporte. Eu disse que não daria para irmos a uma loja, então eles disseram que tínhamos uma na sala, que a aluna Nina Maria havia desenhado em casa e trazido para a escola.

dsc07917

Perguntei se alguma coordenadora da nossa escola tinha e eles disseram que era melhor perguntar. Fomos à coordenação e eles perguntaram se tinha uma Bandeira, porque queríamos saber se ela tem mesmo a forma do losango. A Alini nos deu uma bandeira.

dsc09925

 O Vincenzo disse que no Fundamental também tem. Fomos até o pátio e encontramos duas bandeiras com a forma do losango, a do Brasil e a de São Caetano.

[nggallery id=587]

 

5ª ETAPA: Escrita das formas da bandeira do Brasil

Relembramos os nomes das 3 formas que temos na bandeira e eles registraram em folha sulfite os nomes e os desenhos de cada uma.

[nggallery id=588]

 

6ª ETAPA: Finalização desenho de observação da bandeira do Brasil

Quatro cantos com materiais diferentes para realizarem um desenho de observação da Bandeira do Brasil.

Canto 1 – Caneta preta e lápis de cor
Canto 2 – Caneta preta e aquarela
Canto 3 – Tinta guache
Canto 4 – Canetinha colorida e giz de cera

 

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *