Somos um grupo e convivemos diariamente. Juntos, compartilhamos momentos de aprendizagem e, mais do que isso, construímos vínculos e experimentamos diferentes sentimentos e emoções. Os conflitos, como parte essencial da formação humana, estão presentes nesse convívio e tornam-se oportunidades de diálogo e amadurecimento.

Para tratar desses assuntos, relacionados à convivência, dedicamos parte do nosso tempo para a realização de uma atividade que consistia em analisar diferentes situações de conflito e refletir sobre como as pessoas envolvidas se sentiam.

Ao lerem cada situação apresentada, as crianças se viam diante da seguinte pergunta “Como eu me sinto?” e, em grupo, conversavam sobre as histórias lidas e os sentimentos que se faziam presentes.

Leia algumas das situações discutidas:

Sou Danilo. Tenho um amigo que acha que pode ajudar todo mundo. Ele me ajuda muito, mas por trás fala de mim, me critica e fala para todo mundo que sou chato, que não sei  fazer as coisas… Como eu me sinto?

Sou Luciana. Tenho um grupo de amigas e vivemos sempre juntas! Claro que há outras meninas na classe que querem entrar no nosso grupo, mas eu sempre voto contra e como sou a líder, todo mundo concorda comigo! Como eu me sinto?

Sou Rafaela. Uso óculos e gosto muito de estudar. Em casa, reviso sempre as matérias e nunca deixo de fazer uma lição de casa. As minhas notas são muito boas, mas procuro esconder dos colegas. Já me chamam de “quatro olhos” e não gosto quando me chamam de nerd. Como eu me sinto?

Sou Joel. Eu sei que todo mundo da classe tem medo de mim. Isso porque eu garanto: mexeu comigo, se deu mal! Sou forte e tenho um grupo! Como eu me sinto?[nggallery id=1060]

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *