De 08 a 10 de agosto, os alunos do 8°ano foram ao Parque Estadual Turístico do Alto do Ribeira, mais conhecido como PETAR. O local é considerado uma das Unidades de Conservação mais importantes do mundo e abriga a maior porção de Mata Atlântica preservada do Brasil, além de mais de 300 cavernas que, com certeza, são o grande atrativo do local. Apesar de nem todas estarem abertas à visitação, conhecemos as cavernas de Santana, Couto, Morro Preto, Alambari e Diabo.

Tivemos a oportunidade de conhecer como vive a comunidade quilombola de Ivaporonduva, que é composta por 80 famílias. O sustento dessas famílias vem da plantação de arroz, feijão, mandioca, verduras, milho e legumes. Já a fonte de geração de renda nasce do artesanato local, da visita de grupos escolares e do plantio da banana orgânica. Com as frequentes chuvas desse mês de agosto, no município de Eldorado, o líder da comunidade nos deu a notícia de que a população vai demorar no mínimo um ano para se recuperar dos estragos.

O objetivo desse estudo consistiu em aprofundar nossos conhecimentos sobre ecossistema. Além disso, nosso envolvimento em situações e problemas existentes pela população que mora no local serviu como um rico exemplo para reflexões e amadurecimento de nosso grupo.

Apesar do tempo chuvoso, nossos alunos entraram num clima de aventura. Vejam alguns destes momentos.

 

[nggallery id=24]

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *