Vivemos um tempo em que os pais precisam se dedicar a muitas atividades conciliando trabalho, casa, escola, família…
Muitas vezes, diante de tantos afazeres falta tempo disponível para os momentos preciosos com os filhos.
Independente da rotina que se tem, do tempo disponível, os momentos que as crianças passam com seus pais são muito importantes para elas. Sabemos que a família tem uma influência fundamental no desenvolvimento e na integridade das crianças.
Como pais é nosso papel organizar o tempo e momentos prazerosos, com os filhos, sejam eles ao final do dia ou no fim de semana. A ideia é separar um momento, no qual possamos olhar pra eles e percebê-los de diferentes maneiras em diferentes situações.
O fato é que o tempo em casa é sempre curto para tudo o que desejamos fazer. Embora isso seja uma realidade bastante comum nos dias de hoje, não devemos deixar que o cansaço do cotidiano nos impeça, no dia a dia, de conversar com o filho, perguntar como foi seu dia na escola, sentar para assistir um filme , sentar juntos à mesa na hora do jantar.
O bom planejamento do tempo e da rotina pode permitir também, aos finais de semana, fazer um passeio ao parque, ir ao cinema, ir ao teatro, etc.
Todas essas atividades, além de promover ricas experiências, ampliam o repertório das crianças e favorecem a convivência entre pais e filhos.
A convivência também deve ser estimulada em casa, através de atividades simples e cotidianas, como por exemplo, preparar juntos uma comida gostosa, brincar de cabana montada com lençóis, contação de histórias… A criatividade também é bem vinda nessas horas!
O importante é não perder de vista que as situações que fazem parte do contexto das crianças e que acontecem, muitas vezes, dentro de casa, têm muito valor para as crianças e são considerados por elas como momentos preciosos, dos quais sempre se lembrarão com muito prazer.

Publicado por Amanda Ferreira

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *