ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS

circle-outline-blue

ENSINO

Ensino Fundamental Anos Iniciais na Villare

O Ensino Fundamental Anos Iniciais consiste no período do 1° ao 5° ano.

Nesta etapa, há um grande estímulo à pesquisa, para que o aluno seja ativo no seu processo de aprendizagem. Há uma introdução ao mundo das metodologias de pesquisa, com ênfase em metodologias ativas — um conjunto de estratégias de aprendizagem que promovem o papel protagonista dos estudantes a partir do seu envolvimento direto de forma participativa e reflexiva.

Trabalhamos por meio da aprendizagem por projetos, proporcionando contextos que dão sentido às propostas vividas na escola e possibilitam o desenvolvimento de importantes estratégias de estudo, o que favorece a construção de conceitos fundamentais de cada área do conhecimento e a ampliação do repertório cultural, com encaminhamentos que valorizam os processos vividos e não apenas os resultados finais. O objetivo é que os alunos aprendam a aprender.
Dessa forma, o trabalho em grupo ganha espaço e potencializa as oportunidades para que os alunos lidem com as diferenças, exercitem a escuta do outro e desenvolvam suas habilidades de comunicação, entre tantos outros aspectos.
É nesta fase que o aluno demonstra uma progressiva evolução da leitura, da escrita e de suas habilidades de argumentação, que servem como ponte para o acesso a novas informações. Todas essas práticas fortalecem a construção da confiança e da personalidade desses indivíduos em constante formação.

Nesta fase, parte significativa do material didático é produzido internamente pelos próprios professores da escola, a fim de criar uma experiência personalizada para nossos alunos e também valorizar a expertise educacional do nosso corpo docente.

Educação bilíngue no Fundamental Anos Iniciais

Ser uma escola global, que valoriza não apenas o ensino-aprendizagem de línguas adicionais em si, mas também o contato de nossos alunos com culturas diversas e a possibilidade de vivências em áreas distintas, a partir de outras línguas, é um valor da Escola Villare.

Temos o objetivo de oferecer níveis ainda mais altos de proficiência por meio de uma abordagem baseada na aprendizagem de conteúdos, por meio da qual o aluno será fluente tanto em assuntos de cunho social quanto de cunho acadêmico.

Sendo assim, nesta etapa, são oferecidas oito aulas ministradas em inglês por semana, totalizando seis horas de imersão semanal. Os estudantes têm contato com o idioma por meio de dois eixos principais: o estudo da língua com foco nas habilidades de fala, escuta, leitura e redação e o estudo de conteúdos de outras áreas como Ciências, Matemática e Estudos Sociais, ampliando e expandindo o que aprendem em português.

Além dos projetos e das sequências didáticas autorais, utilizamos também elementos dos currículos de Cambridge International, os quais foram construídos a partir do estudo e da união de currículos de diversos lugares do mundo e visam não somente ao desenvolvimento acadêmico, mas também à promoção de alguns atributos considerados fundamentais ao crescimento dos alunos de maneira integral: confiança, responsabilidade, reflexão, inovação e engajamento.

É importante salientar que, embora ofereça a experiência bilíngue, a Escola Villare cumpre todos os requisitos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Brasil.

Ao final do quinto ano, os alunos são convidados a prestar o exame Movers, de Cambridge English.

circle-outline-blue
Mensagem da Coordenadora do Ensino Fundamental Anos Iniciais

Na Villare, aprender está vinculado ao exercício do pensar e, para isso, nossos alunos são nutridos por perguntas em contextos de aprendizagem que valorizam o uso das diferentes linguagens. Somos uma escola que busca o que é próprio, o que nasce de nossas reflexões e de nossa pesquisa. Dessa forma, os projetos desenvolvidos consideram o que os alunos já sabem para que descubram o que ainda não sabem. Nessa perspectiva, o diálogo, a investigação e a criatividade compõem ricas experiências no processo de aprendizagem.

Talita R. Calvo Garcia

Coordenadora do Ensino Fundamental Anos Iniciais