No sábado, dia 18/08/2012, aconteceu o primeiro encontro filosófico da Escola Villare, como resultado de um contínuo trabalho da escola em promover a construção de um olhar crítico e a ampliação do universo cultural de nossos alunos.

Conciliar filosofia e cinema é uma forma de aguçar o prazer em interpretar e criar relações, formular argumentos para explicar as intenções estéticas que inspiram os mais diversos artistas envolvidos na obra. O filme disparador de nossa discussão foi Na estrada, adaptação cinematográfica de Walter Salles do cultuado livro On the Road de Jack Kerouac.

Considerada a bíblia da geração beat, a trama foi um terreno fértil para a retomada dos mais diversos conteúdos já trabalhados na vida escolar e um convite para a projeção de questões de cunho existencial, que pouco a pouco invadem o universo de nossos jovens adultos. Além disso, o deslocamento dos alunos rumo ao evento, utilizando o transporte público e experimentando a pluralidade da metrópole, por si só já evidencia a autonomia como fundamento de nossa proposta de ensino.

Ao cabo do encontro, a vontade de estender a discussão é a certeza de que momentos especiais como este virão. A equipe Villare agradece a participação dos alunos que prestigiaram este espaço de reflexão!

[nggallery id=193]

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *