Dando continuidade às experiências realizadas com os alunos do 3º ano no laboratório de Ciências realizamos a dissecação da rã.

O objetivo dessa aula foi observar e reconhecer na prática as estruturas que diferenciam o grupo dos anfíbios dos outros animais.

Os alunos tocaram a pele revestida de couro e perceberam que era cheia de vasos sanguíneos na parte interna. Descobriram então, que essa característica é importante, já que as rãs também respiram pela pele.

Observaram que diferentemente dos peixes, as rãs possuem pulmões. No momento da dissecação eles estavam cheios de ar e isso chamou muita atenção das crianças.

Ao tocarem os músculos desse animal, os alunos ficaram surpresos com sua resistência e como eram definidos. Concluíram que isso ocorria porque esses animais saltam para se locomover.

A língua era incrível e despertou grande interesse dos alunos: era grande, pegajosa e se desenrolava (característica que permite aos anfíbios capturar insetos para a alimentação).

Essa foi uma oportunidade única de conhecer e analisar animais que, muitas vezes, só observamos nos livros, fazendo desse momento uma experiência marcante para os alunos.

Professora Janaína

[nggallery id=958]

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *