Nos diferentes povos e sociedades são muitos os momentos da vida marcados por rituais de passagem. Os rituais assinalam mudanças de um estado social, de uma condição, sendo celebrados de diferentes formas. Na cultura indígena, por exemplo, podem marcar situações como a transição da infância para a vida adulta e as mudanças das estações do ano, sendo carregados de muito simbolismo.

Na escola, a preparação do aluno para uma nova experiência, para a passagem a um novo segmento, também é cercada de rituais de passagem. Na Villare, planejar tais rituais significa não somente celebrar junto às famílias a nova condição do aluno, mas de prepará-lo para viver novas experiências, oferecendo boas referências e ensinando novos procedimentos.

Para tanto, nas fases escolares em que há uma significativa mudança de segmento prevista, como no Grupo Verde, 5º ano e 9º ano, realizamos anualmente o projeto de passagem. Trata-se de um número variado de atividades planejadas para apresentar aos alunos o novo ciclo, antecipando situações e dando oportunidade de viverem com mais tranquilidade a nova fase.

Assim, ao longo do ano apresentamos aos alunos com detalhes o novo prédio escolar, afinal na Villare cada segmento é disposto em uma unidade específica, realizamos atividades de aproximação com os novos colegas a fim de favorecer a adaptação, apresentamos a equipe pedagógica, realizamos entrevistas a partir das principais dúvidas, enfim, damos forma ao novo cenário que fará parte das vidas e rotina dos alunos no outro segmento.

As mudanças em nossas vidas muitas vezes são permeadas de dúvidas e ansiedade. Para a criança ou para o adolescente, a mudança para um novo segmento escolar pode ressignificar a forma como lida com as aprendizagens e se relaciona com os demais. À escola, conhecendo as variadas mudanças que serão impostas na nova rotina, cabe preparar o aluno para que esta passagem possa ser vivida de uma maneira positiva, dando a ele recursos para que seu desejo de crescer represente de fato progressos.

As celebrações por sua vez fecham os rituais de passagem, sendo ricos momentos que assinalam de maneira simbólica as conquistas dos alunos e marcam em nossa memória as passagens de cada fase da vida. É o que fazemos na Educação Infantil no encerramento do ano, nas festas de confraternização no 5º ano e nas formaturas do 9º ano e Ensino Médio. Tais celebrações deixam nas fotos e na história as marcas de todo o processo vivido.

Agora, prestes a iniciar o ano letivo de 2012, a Villare se prepara para receber os novos alunos em cada segmento, reservando propostas planejadas para que cada adaptação aconteça de forma tranquila, garantindo o prazer pela descoberta do que o novo representa.

Novos rituais se iniciam. É a chegada de um novo ano letivo! Tempo de curtir o caderno novo, viver a ansiedade do primeiro dia de aula, conhecer os novos colegas.

Celebramos juntos mais esta passagem.

Sejam bem-vindos!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *