Na semana de 13 a 18 de maio de 2012 participamos do Grupo de Estudos em Reggio Emília, na Itália, juntamente com educadores de toda a América Latina, Portugal e Espanha.
Nosso país teve a maior número de educadores participantes. Estávamos em 124 brasileiros vivendo a experiência de dialogar com essa prática.
Esta viagem nos convidou a refletir sobre nossas práticas e a compartilhar e aprofundar sobre essa proposta educativa.
Hoje, a Educação Infantil de Reggio Emília é reconhecida como uma referência no mundo, um modelo filosófico e pedagógico inovador desde sua origem, uma experiência educativa que entrelaça pensamentos, ideais éticos e sociais, tendo como objetivo destacar a competência da criança na construção do conhecimento e a busca permanente de significados por meio de muitas linguagens.
Essas práticas traduzem crenças, princípios e valores difundidos por Loris Malaguzzi ao ver a criança como competente e criativa, instigando assim a Pedagogia da Escuta, em que o professor valoriza as relações, a parceria com as famílias e o fomento à pesquisa.
Estar em Reggio foi inspirador e provocador! Visitamos escolas que nos possibilitaram conhecer e discutir estratégias junto com outros professores e colegas latino-americanos.
Enfim, foi uma semana intensa e sem fronteiras, que nos fez pensar que se deve redescobrir a criança a cada dia, proporcionando sempre um novo encontro. Encontros que deixam marcas!

 

Cilene (Coordenadora Pedagógica) e Silvana (Vice-Diretora)
Unidade de Educação Infantil

[nggallery id=140] 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *