No dia 21 de janeiro, nós da Coordenação Pedagógica da Educação Infantil, participamos do Curso de Formação: Adaptação e formação do grupo ministrado pela educadora Eloisa Ponzio.

Eloisa Ponzio passou um tempo em Reggio Emilia, na Itália, e pôde observar o trabalho realizado quanto ao processo de adaptação das crianças nas escolas de Educação Infantil.

Reggio Emilia, que é capital de uma província situada na região norte da Itália, tem fama mundial pela excepcional qualidade de suas escolas de educação infantil. Consagrada por educadores e pela mídia internacional, a experiência de Reggio Emilia vem se espalhando por outras regiões. Na Itália são 13 creches e 21 escolas que compartilham do mesmo projeto, cuja essência é seguida hoje por instituições de diversos países.

Quando se fala em adaptação, rapidamente nos damos conta de que as questões que permeiam esse processo são complexas, não dependem somente da Escola e requerem aprendizagem constante de todos os envolvidos. Entendê-la como um processo complexo e delicado é um primeiro passo para não banalizá-la, ou seja, é uma atitude necessária para que possamos construir ações intencionais e coerentes com as necessidades da criança nesse momento.

Pudemos conhecer um pouco mais sobre o processo de adaptação e trocar experiências a respeito de diferentes situações e possibilidades com as crianças de 0 a 5 anos estabelecendo novas reflexões sobre o ato de educar.

[nggallery id=89]

Cilene, Márcia e Silvana

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *