A “Aula Aberta” é um momento organizado para compartilhar com as famílias algumas das atividades realizadas durante o semestre, as quais serão relatadas tanto pelas professoras quanto pelos próprios alunos.

Aula Aberta tem um significado muito especial para as crianças, que se preparam para contar aos pais o modo como interagem na escola, como organizam seus registros, quais são seus interesses, enfim, como aprendem aqui.

Confira como foram esses momentos:

1 ano

De acordo com o dicionário informal Sarau é um “encontro de amigos, envolvidos na Arte e na Cultura, acontecimento este ladeado com muita música, poesias e teatro”.  

E o nosso foi assim, um encontro entre alunos, pais e escola em que a música e a poesia estiveram presentes. Um momento que encantou a todos!

Este processo teve início nas leituras feitas pela professora, ampliando o repertório de cantigas e parlendas do grupo, nas diversas propostas de escrita realizadas pelos alunos e também ao estudarem as cantigas, recitando para outros colegas.

Durante a preparação muitos foram os momentos de análise e reflexão sobre o que escreviam para que o texto ficasse o mais próximo da escrita convencional, já que os alunos do primeiro ano encontram-se em fase de alfabetização.

O resultado de todo o trabalho as famílias puderam desfrutar em nosso Sarau que, estava repleto de registros, imagens e também da alegria e espontaneidade das crianças.

 

 

 

[youtube]https://youtu.be/8I7mxhlexSQ[/youtube]  [youtube]https://youtu.be/RYzFUJU-Ngs[/youtube]   [youtube]https://youtu.be/IjM7gzcmEVU[/youtube]

[nggallery id=2238 images=22]

 

 

2 ano

 

 

Parceria Escola Villare e Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul

 

Os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental I realizaram a exposição Brinquedos, Brincadeiras e Memórias, que ficou em cartaz até o dia 30  de junho no Museu Municipal de São Caetano, como resultado do projeto “Museu temporário de brinquedos e brincadeiras”, vivenciado durante o primeiro semestre do ano.

O trabalho contou com a parceria das famílias, que enviaram à escola preciosas relíquias de sua infância.A partir daí, os alunos empreenderam um processo de pesquisa para fazer a escolha e catalogação das peças que compuseram a exposição. Neste processo puderam perceber as diferenças e semelhanças entre a infância vivida por eles e pelos seus pais, ampliando assim suas noções de História.

O resultado foi compartilhado com as famílias num evento em que os próprios alunos realizaram o trabalho de “educadores” no museu.

[nggallery id=2239 images=13]

 3 ano

Parceria Escola Villare e Secretaria de Cultura de São Caetano do Sul
Biblioteca Municipal Paul Harris

Os alunos do 3º ano do Fundamental I lançaram no último dia 20 de junho o livro “Lendas Indígenas Brasileiras”.

O evento foi realizado em parceria com uma importante instituição cultural de nossa cidade: a Biblioteca Municipal Paul Harris, que entendendo o valor formativo deste projeto promoveu a manhã de autógrafos e lançamento do livro produzido pelos alunos como parte da programação da “Sambaqui – Feira da Literatura Independente”.

Dessa forma, nossos jovens escritores tiveram a oportunidade de expor o resultado de seu trabalho numa biblioteca de verdade, motivo de orgulho para todos nós!

[nggallery id=2240 images=31]

4 ANO

Todo mundo sabe que Pedro Malasartes é um caipira danado de esperto! Suas artimanhas vêm sendo contadas e recontadas ao longo das gerações, pois quando se trata deste malandro, alguém sempre tem alguma história para lembrar…

As histórias de Pedro Malasartes foram tema de estudo dos alunos do 4º ano que lançaram, no dia 20 de junho, um CD de contos. Os ouvintes certamente serão surpreendidos  com novas aventuras deste personagem, pois são os próprios alunos que escreveram e gravaram novas artimanhas do malandro.

No lançamento do CD, os alunos também apresentaram às famílias o relato das etapas do projeto e contaram uma história musical, a “Sopa Supimpa”, adaptação do conto “A sopa de pedras”, feita pelo Grupo Triii.

[nggallery id=2241 images=4]

5 ANO

Para encerrar o semestre os alunos do 5º ano lançaram o CD de contos “Nas noites árabes”, produto final do projeto didático de Língua Portuguesa, durante o qual estudaram as narrativas das Mil e Uma Noites.

Após um período de leitura de contos, textos e vídeos sobre a cultura árabe, os alunos foram convidados a escrever uma nova história que pudesse compor o repertório de Sherazade, a lendária contadora de histórias que durante Mil e Uma Noites encantou o sultão Shariar.

Nos dias 17 e 18 de junho, os alunos receberam familiares e amigos em um espaço especial, com tecidos, luzes, aromas e sons, que remetiam às noites orientais para apresentar o relato das etapas do projeto e comemorar o lançamento do CD.

[nggallery id=2242 images=5]

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *