O encerramento do Projeto As Mil e Uma Noites, do 4º ano, aconteceu com uma atividade muito especial: uma sessão de cinema.

Os alunos assistiram ao desenho “As aventuras de Azur e Asmar” que narra a história de dois meninos criados juntos, como irmãos.

Azur e Asmar foram criados por Jeanne, mãe de Asmar. Um, louro de olhos azuis; outro, moreno de olhos pretos. Os meninos cresceram encantados pelas histórias sobre a Fada dos Djins. A partida de Jeanne separou os dois meninos que só se reencontraram adultos. Dessa vez, como rivais na busca pela Fada que os levará a atravessar o reino encantado do Maghreb, repleto de perigos e aventuras.

O desenho trata do encontro entre as culturais ocidental e oriental e convidam o público a apreciar belíssimas imagens inspiradas em miniaturas persas e feitas com a técnica de animação com recortes de papel e de silhuetas. As imagens de fundo são frutos de uma pesquisa visual sobre ilustrações sarracenas observadas em viagens que o diretor da animação, Ocelot, fez entre a Andaluzia / Espanha e  Istambul / Turquia.

Segundo o jornalista e crítico de cinema, Hamilton Rosa Jr., “as Aventuras de Azur e Asmar é antes de tudo um filme sobre descobertas. Sobre abrir a cortina que esconde a beleza de uma cultura e desvendar seu colorido, sua estranheza e complexidade”.

Tudo isso, ainda, os alunos do 4º ano experimentaram ao sabor de tâmaras, damascos e outras delícias da culinária árabe!

Confira as fotos:

[nggallery id=4]

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *