Quando falamos de pintura rupestre, logo imaginamos como o homem da Pré-História desenhou e pintou de forma tão especial. As pinturas nos impressionam tanto pelas formas, como por suas cores: vermelhos, amarelos, pretos e diferentes tons de marrom inundam as paredes rochosas. Mais curioso ainda, é sabermos que as tintas usadas, preservadas até hoje,  eram extraídas de substâncias naturais. Diante da realidade atual fica difícil imaginarmos como essas tintas eram preparadas.

Os alunos do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental tiveram a oportunidade de vivenciar um pouco dessa descoberta, produzindo tinta natural.

Foi uma aula extremamente proveitosa! Elaboramos dois tons diferentes de marrom à base de café e ovo (clara e gema). Toda a preparação envolveu um trabalho sério e atencioso. Com a tinta preparada, pintamos o suporte e depois da secagem passamos a representar, por meio do desenho, alguns animais e figuras humanas mais representativas da Arte Pré-Histórica. Para essa última etapa utilizamos outro elemento natural: o carvão.

O resultado final ficou muito bom, como vocês podem conferir pelas fotos. Todos os alunos estão de parabéns!

Prof. Cátia Soares

[nggallery id=254]

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *