Este tema provoca o interesse da criança com o mundo natural que a cerca despertando sua capacidade de observar, investigar, perguntar e aprender sobre alguns animais aquáticos socializando descobertas e opiniões, além de ser rico para explorar sua curiosidade.
O projeto também pretende oferecer importantes oportunidades para a área de Linguagem Oral e Escrita na medida em que, visa aproximar a criança dos textos informativos através do contato com diferentes portadores (livros, revistas, vídeos, enciclopédias, etc.). Amplia o conhecimento, o reconhecimento de habitat, necessidades e hábitos das espécies.
É importante que as crianças tenham contato com as diferentes mudanças ocorridas na natureza, conscientizando-se do respeito e do cuidado com o meio ambiente e os seres vivos.
O Grupo Verde participou do lançamento do Projeto, no qual pode conversar sobre os animais aquáticos, demonstrando assim o que já conhecem sobre o assunto. Acompanhem um pouco do que os alunos disseram:

“EU CONHEÇO A BALEIA.”

“TEM O TUBARÃO MARTELO.”

“A ÁGUA VIVA QUEIMA.”

“A TARTARUGA MORA NO MAR.”

“TEM O PEIXE PALHAÇO, QUE É O NEMO.”

“OS PEIXES MORAM NA ÁGUA DOCE E NA SALGADA.”

“O TUBARÃO COME PEIXE?”

“-OS NADADORES TÊM QUE TOMAR CUIDADO COM O RABO DA RAIA, PORQUE ELE TEM FERRÕES QUE MATAM AS PESSOAS.”

“-A RAIA JAMANTA NÃO TEM FERRÃO, MAS ELE PODE BATER NO NADADOR E TIRAR SEU APARELHO DE RESPIRAR EMBAIXO D ÁGUA.”

“-A GENTE NÃO CONSEGUE VER OS PLÂNCTOS NADANDO NO MAR, SÓ COM BINÓCULO (MICROSCÓPIO).”

“NO MAR TAMBÉM TEM POLVO.”

Fizeram também uma roda e neste momento colocamos uma caixa com acessórios de aquário. Fomos tirando os objetos aos poucos criando um clima de mistério, levantando perguntas como: O que será que temos aqui dentro? Para que usamos isso? Onde usamos?
Em outra caixa colocamos um aquário, com peixe, no centro e após várias hipóteses do que estava dentro da caixa, mostramos o peixe e foi uma grande alegria. Agora ele ficará nas salas do Grupo Verde para termos um animal aquático mais perto de nós.

[nggallery id=112]

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *