Palestra com o Professor e Cientista Político Humberto Dantas

Desde meados de setembro, os alunos do Ensino médio da Escola Villare puderam antecipar alguns dos eventos expostos nas urnas durante as recentes eleições municipais. Questionamentos, novidades e argumentos foram a tônica de um encontro onde ficou claro que a escola é um ambiente político e também lugar de se discutir política!

                Em sua segunda visita à Villare, o cientista político Humberto Dantas dialogou com os jovens de forma estratégica e dinâmica, relativizando a abordagem política no contexto escolar e, em plena coerência com o seu foco de ação, abrindo espaço para a participação dos alunos.
img_0259-1024x683

                Expostos às novas campanhas municipais, os estudantes puderam relatar sua percepção sobre as diferenças em relação às últimas campanhas, aprofundando os conhecimentos sobre a recente “mini reforma eleitoral” e seu impacto no cotidiano, em aspectos como a restrição de financiamento das campanhas às pessoas físicas, por exemplo.

                Os alunos que concordaram com o palestrante, certamente não colaborariam, se eleitores fossem, para o alto índice de abstenções ou votos brancos e nulos nas eleições brasileiras, abrindo mão da representatividade e favorecendo a cristalização de ideias contrárias aos seus valores.

img_0251-1024x683

                Aquecidos pela recente visita à Brasília, no Estudo do meio promovido pela escola, os alunos do 2º ano encaminharam o diálogo no sentido de melhor compreenderem o funcionamento das instituições e sua relação com os espaços participativos existentes, diante dos quais poderiam exercer sua consciência, individual ou coletiva, de forma democrática.

                O Professor Humberto Dantas destacou a existência de um limite tênue entre a abordagem política e o proselitismo, que uma vez ultrapassado, promove o embate e não o conhecimento. Sugere que os condutores do processo pedagógico procurem oferecer uma multiplicidade de possibilidades de análise aos alunos, visando contrapor o que cada jovem traz, promovendo a construção de argumentos que embasem suas convicções ou que construam novas possibilidades.

img_0256-1024x683

                A clareza da compreensão e a maturidade dos questionamentos desferidos pelos jovens presentes demonstraram ser a formação política um caminho possível e concreto, associando uma Educação de qualidade à construção de uma sociedade mais consistente e responsável, sendo a participação política um combustível para a coletividade!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *