As salas de aulas dos 1ºs anos são caracterizadas por muitas interações, em um contexto projetado e dotado de espaços diferenciados e materiais diversificados. Criamos possibilidades com atividades em que todos tenham oportunidades de aprender juntos, crianças e adultos.

Muitas atividades práticas são desenvolvidas em grupos, pequenos grupos e no individual. São os grupos de investigação e aprendizagem. Todos assumem papéis de pensadores e pesquisadores com perspectivas, limitações e possibilidades peculiares. Toda aprendizagem é individual, mas se dá também com o outro.

As atividades planejadas e desenvolvidas envolvem a descoberta da escrita (relação símbolos e sons), as quantidades e os numerais, as observações das experiências em ciências, a magia dos livros de histórias e a alegria das brincadeiras.

O aprender se dá também nos cantos autônomos das salas, que proporcionam vivências desafiadoras em escrita, leitura, ciências e matemática, além das brincadeiras simbólicas que levam as crianças a interpretarem seus mundos de maneira lúdica (cantos das fantasias, da casinha, do salão de beleza, do médico, do mercadinho, etc). As caixas de papelão, fios, canos e outros materiais explorados com muita criatividade tomam novas formas e sentidos nas brincadeiras das crianças.

Nos intervalos e em outros momentos da rotina proporcionamos o resgate das brincadeiras e das cantigas, ampliando o repertório das crianças e promovendo a convivência saudável entre elas.

“Um ambiente cotidiano continuamente ativado e modificado por explorações e pesquisas de todos os protagonistas – crianças, professores e pais – marcado por rastros dos eventos, das histórias sociais e pessoais torna-se um lugar empático, um lugar de aprendizagem e sugestivo de ações e mudanças. ”

(As cem linguagens da criança – Loris Malaguzzi)

[nggallery id=3351 images=25]

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *