IMG_7318 (Copy)

VII Mostra de teatro Villare

“Todas as pessoas são capazes de atuar no palco. Todas as pessoas são capazes de improvisar. As pessoas que desejarem são capazes de jogar e aprender a ter valor no palco.” (Viola Spolin)

E foi assim que aconteceu na nossa VII Mostra de teatro Villare. Mais de 300 alunos (crianças e adolescentes) compostos dos cursos curriculares e extracurriculares da escola ganharam a cena na mostra interna de teatro, atualmente composta por 12 espetáculos.

Esse espaço valoriza o fazer teatral e não apenas o resultado. Por isso, todas as etapas, desde a elaboração até a apresentação, são importantes. Os alunos são submetidos a um projeto, ao longo do ano, que pode ser de um trabalho com texto ou de composição deles. Se escolherem um texto pronto, viverão um processo mais contemporâneo de desconstrução do texto como modelo de ação; caso escolham fazer a dramaturgia, os alunos são convidados a participar de um processo colaborativo, no qual vão tomando todas as decisões no coletivo, desde a escolha do tema, até figurino, sonoplastia e construção do texto.

Nos dois casos, o mais importante é a liberdade criativa e a sintonia do grupo. Isso, porque do resultado final é isto que ficará em destaque: o trabalho em grupo.

Nossa escola NÃO valoriza o talento, já que acreditamos que todos são capazes de atuar e porque teatro é uma arte que pode desenvolver habilidades que aguçam a nossa sensibilidade, concentração, presença, foco, expressão corporal e vocal.

E isso tanto é verdade que pudemos constatar nas reflexões cênicas criadas por nossos alunos criações genuínas, singelas, feitas com entrega e com total presença e que trouxeram a plateia à cena ora por serem cenas reflexivas, ora por serem cômicas, ora por serem mais poéticas, mas o mais importante é que sempre se preservou a autoria de cada agrupamento, a liberdade criativa e as descobertas cênicas.

Estamos orgulhosos por tantas descobertas!

Parabéns atores-jogadores!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress spam blocked by CleanTalk.