Paranapiacaba, lugar em que se avista um mar de histórias

Paranapicaba é uma vila que testemunha os esforços de ligação do inteiro paulista ao litoral e, por conseguinte, do enfrentamento dos desafios impostos pela Serra do Mar. Barreira de difícil transposição, a serra significava grave empecilho às necessidades comerciais da economia cafeeira, que precisava escoar a produção até o Porto de Santos e, de lá, para consumidores estrangeiros.

Hoje, a vila integra a lista dos 100 mais importantes monumentos do mundo, criada pela Word Monuments Fund (WMF), e recebeu em junho os alunos do 9º Ano da Escola Villare. Interessados na patrimonialização do espaço e no contexto de criação dos recursos tecnológicos que permitiram a superação do relevo, os alunos foram conhecer a Arquitetura, Geografia, História e natureza do lugar. Tudo isso foi relacionado com contextos mais amplos, aprendidos anteriormente.

Encantaram-se com as pessoas, o clima e as histórias, um mar de histórias. Histórias pessoais, de gente do passado e de sujeitos do presente. Histórias da constituição de nossa sociedade. Um lugar,aparentemente, tão longe no tempo e tão perto de nossas casas! Assista como foi a nossa visita e, se puder, visite também!

0 respostas

Deixe um Comentários


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *