O encantamento do Clube de Leitura – 2º Ano C – Prof.ª Adriana

 

“Quando as aves falam com as pedras e as rãs com as águas – é de poesia que estão falando.”

Manoel de Barros

 

No último dia 13 de fevereiro, tivemos nosso primeiro encontro com Glaucia, a contadora de histórias favorita dos alunos da Villare, na sala de leitura. Foi um momento mágico, no qual, pudemos nos aventurar em um cenário de floresta, repleta de animais selvagens, peçonhentos, mas também “fofinhos”. Além, de ouvir uma bela história!

Iniciamos o Clube de Leitura conhecendo a história “Uma velhinha de óculos, chinelos e vestido azul de bolinhas brancas” de Ricardo Azevedo. Nela, seis amigos que moram na mesma rua vêem uma senhora velhinha sair de casa. Não sabem nada sobre ela, a não ser uma ou outra coisa que pode ser observada à distância. Assim, cada amigo conta o que acha sobre a velhinha. Para um dos amigos a velhinha parece uma escritora de livros infantis; para um outro ela é dona de casa; para outro, tem cara de atriz. Cada um deles tem um modo de ser e de imaginar; cada um deles tem um ponto de vista. É por isso que uma mesma velhinha pode parecer tantas coisas ao mesmo tempo.

Conversamos sobre a história e os alunos também tiveram a oportunidade de falar sobre a velhinha que imaginaram. Muitos concordaram que ela poderia ser uma professora de Educação Física aposentada.

E você, como imagina a velhinha?

Para finalizar, os alunos receberam o livro de leitura compartilhada “Contos de bichos do Mato”, de Ricardo Azevedo e, logo perceberam, que o autor era o mesmo da história que haviam acabado de ouvir e atribuíram muito mais significado ao cenário. Ficaram felizes, pois na sala de leitura a imaginação voa longe e a literatura ganha sentido, brilho e encantamento!

 

Adriana Poian Soratto

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *