Novas descobertas sobre a divisão! – 5º Ano A – Prof.ª Talita

Os alunos do 5º ano iniciaram uma sequência de atividades para compreenderem o procedimento do algoritmo convencional da divisão. Em grupos, receberam 363 reais (dinheirinho em notas de 100, 10 e 1 real) para dividirem entre 3 alunos. Todos os grupos foram orientados a registrarem como fizeram a distribuição.

Quando terminaram, socializaram suas estratégias.

Em outro momento, a proposta foi dividir 123 reais (dinheirinho em notas de 100, 10 e 1 real) entre 3 colegas. Porém, desta vez, o desafio foi pensar em como dividir a nota de 100 reais em 3. Chegaram a conclusão que deveriam trocar por notas de 10 reais, refletindo assim, nos procedimentos do algoritmo convencional da divisão.

Em seguida, com intervenções da professora, os alunos transformaram a divisão que fizeram com o dinheiro em um cálculo.

Outros desafios da divisão estão por vir!

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *