Estudo do Meio – Brotas

Do Rio Tietê à Via Láctea, esse foi o roteiro do Estudo do Meio do 6º ano. Começamos pelo Rio Tietê, em Barra Bonita, onde desvendaram o funcionamento da eclusa e se surpreenderam com a qualidade do rio que, na região em que moramos, está associado à degradação. Depois, a formação do planeta terra, as sucessivas eras geológicas e o processo de formação do relevo receberam a curiosidade de olhares atentos, com fome de aprender. Por fim, a observação da Lua, de Saturno, de constelações e da Via Láctea nos permitiu vislumbrar a complexidade e a imensidão do universo.

No mundo interior, cada criança lidava com os desafios de dormir longe de casa e de passar alguns dias longe dos pais. Companheirismo, confiança e apoio foram qualidades vivenciadas. Neste contexto, fortaleciam uns aos outros nas atividades de lazer, no parque, nas piscinas, no futebol de sabão, no futebol de areia, na balada!

Para muitas crianças, esta viagem foi um marco de um novo tempo que se esboça, em que já constroem seus próprios relógios (do Sol) e avançam nos cuidados de si, com apoio não familiar.  Crescimento acadêmico aliado ao crescimento pessoal!

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *