Formação ampla

Agenda Cultural: No Ensino Médio, a Agenda Cultural se consolida como ferramenta para ampliar o repertório cultural dos alunos. Peças de teatro, exposições, encontros culturais e mostras os deixam sintonizados com os eventos do dia a dia para integrá-los com as artes em suas várias manifestações. O acesso à cultura e sua diversidade no mundo contemporâneo, no mercado de trabalho, nas relações interpessoais traduz-se como importante elemento na formação e excede os conteúdos acadêmicos.

Estudo do Meio: Anualmente, é organizada uma viagem de estudos, que possibilita a integração prática dos assuntos abordados teoricamente, nas mais diversas disciplinas. Como prática pedagógica interdisciplinar, o estudo do meio favorece o desenvolvimento da capacidade de relacionar temas e de pensar criticamente.
O aspecto vivencial do estudo do meio contribui para que o aluno passe a entender melhor a complexidade do mundo em que vivemos.

Responsabilidade Social: O desenvolvimento da responsabilidade social se dá por meio do trabalho voluntário, que vem adquirindo uma nova dimensão, deixando a visão puramente assistencialista e reposicionando sua ação como uma das formas de exercício pleno da cidadania.
A proposta de um trabalho de responsabilidade social na escola proporciona ao adolescente o acesso a práticas em causas ligadas ao bem comum, ao respeito pelas diversidades, ao desenvolvimento de valores como cooperação e solidariedade, além de desenvolver seu potencial pessoal e ampliar seus conhecimentos e habilidades. É ainda uma das formas de capacitação para participação ativa nos problemas e discussões do mundo.

Língua Estrangeira

Espanhol: Componente da Matriz Curricular da Villare, o Espanhol é hoje um idioma de fundamental importância no mundo globalizado. É a língua mais falada no mundo. Tornou-se um dos principais veículos de comunicação nos meios diplomáticos, no comércio mundial, nas competições esportivas, no turismo, nos congressos internacionais. Já tem sido apresentado como opção de língua estrangeira em alguns vestibulares e será, pouco a pouco, cobrado em outros exames de referência.

Inglês: Reconhecida por Cambridge como Centro Preparatório de exames de certificação de proficiência em Inglês, dados os recursos, estrutura, materiais e qualificação dos professores, a Villare leva o aluno a adquirir fluência no idioma, dispensando a necessidade de frequentar escolas de inglês. Com carga horária ampliada, abordagem comunicativa, divisão de turmas e consequente número reduzido de alunos por sala, reunimos todas as condições necessárias para que os alunos obtenham êxito nos exames de certificação de proficiência ao final do Ensino Médio.